Terça-feira, Julho 23, 2024
25.2 C
Lisboa
More

    Angola desempenha papel importante para recuperação da economia de Portugal

    O Ministro Adjunto dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, reafirmou ontem (sábado), em Luanda, que a República de Angola desempenha um papel muito importante para a recuperação da economia lusa, sobretudo nesta época em que a União Europeia enfrenta uma crise económica e financeira.

    O responsável português fez estas declarações a imprensa hoje a sua chegada a capital angolana, onde se encontra para uma visita oficial de cinco dias, destinada ao reforço da cooperação bilateral entre os dois países nos vários domínios, com realce para o sector da comunicação social.

    Miguel Relvas sustenta a sua posição visto que o estado actual da cooperação entre os dois países estão “fortes e genuinamente saudáveis, daí que apostamos no reforço das relações entre os dois povos”, perspectivando um futuro, cada vez melhor, para ambas as populações, sublinhou.

    Neste âmbito, disse, “a cooperação na área da comunicação social significa uma cooperação na área da cultura e na área da língua e é, igualmente, uma oportunidade para o reforço da cooperação e atribuição de oportunidades de relacionamento para as futuras gerações”.

    Segundo Miguel Relvas, “a língua é uma arma comum para nos afirmarmos no mundo e aprofundarmos os nossos conhecimentos mútuos” e o papel da Rádio Televisão Portuguesa (RTP), da Televisão Pública de Angola (TPA), da Lusa e de outros órgão de comunicação tem uma grande importância no reforço das relações entre os dois povos para o futuro, realçou o Ministro Adjunto dos Assuntos Parlamentares de Portugal.

    Por sua vez, a ministra angolana da comunicação social, que esteve no aeroporto a receber o visitante, deu a conhecer a imprensa que nesta cooperação a parte angolana, no sector que dirige, vai continuar a privilegiar a formação de quadros, com destaque para a área da televisão digital de terra, um novo campo a desenvolver em Angola.

    De acordo com a governante, os técnicos desta área serão sobretudo treinados em Portugal, por ser um país que possui já alguma experiência neste domínio e “a cooperação neste área é muito importante para o desenvolvimento da comunicação social em Angola”, afirmou.

    Durante a sua visita em território nacional, o responsável luso vai manter encontros com vários membros do executivo angolano, também previsto a assinatura de alguns acordos de cooperação.

    De acordo com o programa da visita, segunda-feira estão previstos encontros, em separado, com o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Carlos Feijó, com a ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, e com o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

    No mesmo dia, está igualmente reservado audiências com o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, enquanto que terça-feira, se irá encontrar com a ministra da Justiça, Guilhermina Prata, com o Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Paulo Kassoma, assim como efectuará visitas as obras em curso no país.

    Prevê ainda uma deslocação, quarta-feira, à província de Benguela, onde vai visitar o Porto Comercial do Lobito, local onde será exibida uma curta metragem sobre o programa de modernização e expansão em curso na referida empresa portuária.

    Uma visita as obras da estação principal dos Caminhos de Ferro de Benguela/Lobito, também está prevista. Miguel Relvas vai igualmente assistir a assinatura dos protocolos de cooperação entre a RTP e a TPA, Agência Lusa e Media Nova, regressando posteriormente a capital do país.

    Angola e Portugal mantêm excelentes relações de cooperação em diversos sectores no âmbito bilateral e a nível da Comunidade de Países de língua Portuguesa (CPLP).

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema