Domingo, Maio 28, 2023
20.2 C
Lisboa
More

    Ataque em São Tomé: Relatório oficial demonstra “cobardia”

    Analista diz que relatório do Ministério Público, que imputa responsabilidades a ex-combatente Arlécio Costa no alegado golpe de Estado em São Tomé, é um “mau serviço”. Cidadãos exigem posicionamento do Estado português.

    “O Ministério Público são-tomense prestou um mau serviço à nação ao responsabilizar Arlécio Costa pela intentona de golpe de Estado depois de o terem barbaramente assassinado”, opina o analista político Elias Costa, ouvido pela DW África, a propósito do recente relatório final de investigação da Polícia Judiciáriade São Tomé sobre o alegado assalto ao quartel das Forças Armadas, a 25 de novembro de 2022, na capital do arquipélago.

    “Isso, na minha opinião, é cobardia. Não tem outra classificação. Isso é cobardia e maquiavelismo. Se fossem verdadeiras as informações que as autoridades já possuíam sobre o envolvimento do Arlécio Costa nessa alegada tentativa de golpe de Estado, nunca o teriam matado”, acrescentou. “E também não precisavam de o torturar porque as provas acabariam por vir à superfície e falariam por si”, disse ainda.

    De acordo com o analista, Arlécio Costa não organizaria um golpe de Estado naqueles moldes e sem viabilidade. “É um suicídio”, afirma Elias Costa, que desafia a oposição a apresentar uma nova moção de censura ao Governo de Patrice Trovoada na Assembleia Nacional.

    “Ele não foi cobarde e compreendeu que queriam apenas usá-lo para incriminar Delfim Neves. Este homem resistiu heroicamente até ao fim. Debaixo de torturas, ele mostrou dignidade e valentia até à morte. Portanto, se hoje o Delfim Neves está vivo, ele deve isso ao Arlécio Costa”, frisou.

    MP atribui responsabilidades ao “Batalhão Búfalo”
    O Ministério Público são-tomense divulgou na sexta-feira (24.02) um relatório sobre os acontecimentos de 25 de novembro de 2022. A Procuradoria-Geral da República imputa responsabilidades ao antigo combatente do “Batalhão Búfalo”.

    A família de Arlécio Costa avançou entretanto com uma queixa-crime contra o Governo são-tomense e entregou o caso ao advogado Carlos Semedo.

    “No dia dos acontecimentos, o primeiro-ministro imputa a prática de um crime grave contra o Estado de Direito, intitulando-o sem qualquer fundamento legítimo, legal, e sem qualquer prova, de ser o mandante do golpe. Isto é uma difamação”, refere o jurista.

    “No que resulta de todo esse período de três meses de investigações sobre o chamado golpe de Estado é a acusação de 10 ou 11 garotos, de 19 e 20 anos, soldados e cabos. Não há um único oficial, não há uma única alta patente, o que realmente não é credível – que um golpe de Estado se faça com meia dúzia de soldados”, comentou.

    São-tomenses querem envolvimento do PR português
    Um grupo de são-tomenses, encabeçado por Herlander Rosário, que no início deste mês endereçou uma carta aberta ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, exige o envolvimento das autoridades portuguesas no caso.

    “Sendo Portugal um parceiro económico de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe em todos os aspetos, então viemos pedir a Sua Excelência que aja e use a sua alta magistratura [de influência] para termos uma boa justiça em São Tomé e Príncipe face a esta situação”, afirmou.

    Se o chefe de Estado português não reagir, o grupo promete dirigir-se às instâncias da União Europeia, em Bruxelas, na tentativa de exigir uma investigação independente ao caso.

    Por João Carlos

    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Futebol: Paris Saint-Germain sagrou-se Campeão de França

    O Paris Saint-Germain sagrou-se Campeão de França, isto após o empate a uma bola na deslocação ao terreno do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema