Quinta-feira, Março 30, 2023
15.8 C
Lisboa
More

    Perto de 5.000 mortos nos sismos que atingiram Turquia e Síria

    Depois de uma noite com temperaturas a rondar os zero graus, as equipas de salvamento continuam a busca por sobreviventes dos terramotos que na segunda-feira atingiram a Turquia e a Síria. Países de todo o mundo mobilizam equipas para ajudar nos esforços de salvamento.

    À medida que o número de mortos aumenta, a chuva, a neve e o tempo frio tornam mais difícil a busca de sobreviventes em edifícios desmoronados.

    De acordo com a nova contagem fornecida esta terça-feira de manhã pela Afad, o Gabinete de Gestão de Desastres turco, o terramoto já matou 3.381 pessoas e feriu 15.834 só na Turquia. Este novo número de mortes provisórias eleva o número total de vítimas mortais, incluindo na Síria, para 4.825.

    O primeiro terramoto de 7,8 magnitude, registado às 04:17 locais (menos três horas em Lisboa) teve o epicentro no sudeste da Turquia e afetou trágicamente o noroeste da Síria na segunda-feira. Foi sentido em diferentes partes do Médio Oriente e regsitado inclusivé em Portugal.

    Nove horas depois, após várias réplicas, registou-se um segundo tremor-de-terra de magnitude 7,5 graus na escala de Richter.

    Milhares de edifícios desmoronam numa vasta área que se estende desde as cidades sírias de Aleppo e Hams até Diyarbakir da Turquia. Mais de sete mil pessoas foram retiradas vivas dos escombros.

    Na Turquia, alguns dos feridos estão a ser transportados para Istambul enquanto as equipas de busca e salvamento, bombeiros e médicos trabalham em toda a região, juntamente com cerca de 3.500 soldados.

    A vice-presidência da Turquia indicou que mais de 300 mil pessoas desalojadas pelo sismo foram acolhidas em centros universitários, abrigos e residências estudantis.

    Para os sírios devastados pela guerra, o terramoto acumulou mais miséria numa região que tem vivido um sofrimento tremendo na última década.

    Na Síria, o grupo de resgate Capacetes Brancos declarou o estado de emergência.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema