O Estádio Nelson Mandela em Argel, a capital argelina, vai receber a final da prova, um duelo entre a Argélia, país anfitrião, e o Senegal, duas selecções que nunca venceram esta competição da CAF, a Confederação Africana de futebol.
Este cartaz não constituiu surpresa sobretudo após duas meias-finais sem contestações possíveis.
Em Oran, a única vez em que os argelinos saíram de Argel durante o torneio, a selecção da casa esmagou por completo o Níger por 5-0.
Os tentos foram apontados por Ayoub Abdellaoui, Sofiane Bayazid, Abdoulaye Katakore, na própria baliza, e Aymen Mahious, este último tendo apontado dois golos no encontro, ele que leva já cinco na prova, sendo o melhor marcador.
Na final os argelinos vão defrontar os senegaleses. O Senegal não se deixou surpreender pelo carrasco de Moçambique, a Selecção de Madagáscar, vencendo por 1-0.
O único tento foi marcado aos 5 minutos de jogo pelo avançado de 18 anos, Papa Diallo. Vitória pela margem mínima, mas suficiente para eliminar os malgaxes.
Madagáscar e Níger vão lutar pelo terceiro lugar na sexta-feira em Oran, enquanto a Argélia, perante o seu público, quer arrecadar o primeiro título no CHAN, frente ao Senegal.
Esta final é uma reedição da final do CAN que decorreu há cerca de um ano nos Camarões e cujo vencedor foi a Selecção… senegalesa.