Sábado, Junho 3, 2023
25.2 C
Lisboa
More

    Cooperação Angola/China promove desenvolvimento económico

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, referiu, sábado, em Luanda, que a cooperação entre os dois países tem promovido o desenvolvimento socioeconómico para ambos, através da oportunidade de negócios e do grau de confiança política e comercial existente.

    O Chefe da diplomacia chinesa ,que se encontra em Angola e participa das comemorações do quadragésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, Angola/China, assinalado a 12 de Janeiro do ano em curso, agradeceu a oportunidade de investir proporcionada aos seus compatriotas e que tem beneficiado o desenvolvimento de Angola.

    O esforço conjunto na crescente dinâmica de cooperação económica e comercial e intercâmbios pessoais foram igualmente enaltecidos pelo chefe da diplomacia Chinesa.

    Com base na dinâmica de parceria referenciada, demonstrou o interesse do seu país em permanecer como o maior parceiro comercial de Angola, posição ocupada por anos consecutivos.

    Os programas de cooperação tendem a expandir, de acordo com Qin Gan, nas áreas da agricultura, manufactura, economia digital e saúde, apoiando deste modo, o aceleramento do programa do governo angolano em diversificar a economia e aumentar a capacidade de desenvolvimento sustentável.

    No quadro da cooperação existente há 40 anos, as repúblicas de Angola e da China assinaram, quarta-feira, um acordo de financiamento de 249 milhões de dólares, para suportar o projecto de banda larga no país.

    Foram igualmente construidos mais de cem mil fogos habitacionais, dois mil quilómetros de estradas, dois mil e 800 quilômetros de caminho-de-ferro, 100 escolas, 50 hospitais e outras infra-estruturas por empresas chinesas que operam no ramo das obras públicas e urbanismo.

    Nesta parceria que se comemora, regista-se ainda trabalhos que incluem a Centralidade do Kilamba, Caminho- de- Ferro de Benguela, Central Térmica do Soyo, entre outras.

    Angola e a China estabeleceram a 12 de Janeiro de 1983 relações diplomáticas, abrindo um novo capítulo na história da amizade tradicional entre os países.

    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE: Energia solar bate o carvão pela primeira vez

    A transição da União Europeia para a energia limpa marcou um marco em maio, quando os painéis solares geraram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema