Quinta-feira, Março 23, 2023
13.1 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Legislativas marcadas para 4 de junho de 2023

    As eleições legislativas na Guiné-Bissau vão ter lugar a 4 de junho de 2023, segundo decreto assinado pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló.

    O Presidente Umaro Sissoco Embaló fixou a data de 4 de junho de 2023 para a realização das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau. A informação consta num decreto presidencial divulgado na manhã desta sexta-feira (16.12), a qual a DW teve acesso.

    O documento afirma que a data foi definida após a audição do Governo, dos partidos políticos e da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

    Ainda de acordo com o decreto presidencial, estão “já reunidas as condições previstas na lei” para a marcação da nova data da votação.

    Votação adiada
    As eleições legislativas antecipadas foram anteriormente agendadas para 18 de dezembro deste ano, após a dissolução do Parlamento pelo chefe de Estado em 16 de maio.

    Contudo, como lembra o decreto desta sexta-feira, “por razões técnicas” a votação não poderá ser realizada naquela data.

    Recenseamento com críticas (e um impasse)
    Antes mesmo de o Presidente Sissoco Embaló definir uma nova data para as legislativas, a CNE da Guiné-Bissau começou, há cerca de uma semana, o processo de recenseamento dos eleitores.

    A Comissão Eleitoral, no entanto, tem sido alvo de críticas de vários partidos políticos, que pedem a renovação do órgão.

    O maior grupo da oposição, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), por exemplo, afirmou recentemente que considera “caduca” a direção da CNE.

    O líder do PAIGC, Domingo Simões Pereira, segundo informações da agência de notícias Lusa, alertou que o recenseamento eleitoral estaria a decorrer sem a fiscalização e supervisão no terreno. Uma alegação que a CNE refutou.

    Por outro lado, há partidos, como o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), que defendem a continuidade da atual direção da comissão eleitoral, que consideram legítima e com capacidade para organizar as eleições.

    Uma missão da União Africana está desde o último fim de semana no país para acompanhar a organização das legislativas.

    DW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Morosidade e partidarismo dos juízes apontados como principais problemas da justiça guineense pelo PR

    O Presidente da Guiné-Bissau considerou a morosidade dos tribunais e o partidarismo de alguns juízes como dois dos principais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema