Radio Calema
InícioMundoÁsiaXi Jinping alerta Joe Biden para "não brincar com o fogo"

Xi Jinping alerta Joe Biden para “não brincar com o fogo”

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse ao homólogo americano, Joe Biden, para “não brincar com o fogo” relativamente a Taiwan, que considera como parte de seu território e que quer recuperar, se necessário, à força. O aviso foi feito durante a reunião telefónica desta quinta-feira, mas os líderes das duas maiores potências mundiais acordaram realizar um encontro presencial.

A conversa durou mais de duas horas e o tema mais quente foi mesmo Taiwan. Perante os rumores da visita da Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, o líder chinês disse ao homólogo americano que “quem brinca com o fogo, acaba por se queimar”. Segundo a imprensa chinesa, Xi Jinping sublinhou a Joe Biden que Pequim se opõe rigorosamente à independência de Taiwan e a qualquer ingerência externa.

De acordo com a Casa Branca, Joe Biden respondeu que os Estados Unidos “não mudaram” a sua posição sobre Taiwan, ou seja, respeitam o princípio de “uma só China”, e não reconhecem oficialmente Taiwan como Estado. No entanto, Washington apoia a ilha militarmente e, em Maio, Joe Biden admitiu que defenderia a ilha em caso de invasão chinesa. Os Estados Unidos temem que Xi Jinping esteja a considerar o uso da força para impor o controlo sobre Taiwan.

Apesar das tensões, Joe Biden e Xi Jinping acordaram realizar um encontro presencial, mas não foi anunciada uma data.

FonteRFI

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.