Radio Calema
InícioMundo LusófonoMoçambiqueForças moçambicanas anunciam captura de líder rebelde

Forças moçambicanas anunciam captura de líder rebelde

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas anunciaram a captura em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, de um líder do movimento insurgente, natural da Tânzania.

O detido, identificado como Ali, de 39 anos, foi capturado em Nangade juntamente com outros seis rebeldes.

Ali dirigiu grupos rebeldes durante o último ano em Macomia e Mucojo, no centro da província, transitando depois para as bases insurgentes de Mueda e Mocímboa da Praia, a norte.

Além de dirigir ataques, geria acções de recrutamento através das quais incitava ao extremismo, acrescentam as Forças de Defesa e Segurança.

O distrito de Nangade, onde foi detido, foi palco de um ataque no domingo em que grupos armados mataram, pelo menos, cinco pessoas e destruíram 200 habitações de construção tradicional, segundo relatos de residentes.

O distrito fica no extremo norte de Cabo Delgado e faz fronteira com a Tanzânia enquanto a nascente é delimitado pelos distritos de Palma, vila dos projectos de gás, e Mocímboa da Praia, vila portuária reconquistada há cinco meses aos insurgentes.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Desde Julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, mas o conflito continua em vários distritos e tem atingido a província vizinha do Niassa.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.