A partir de 11 de Dezembro, viajantes que chegarem ao Brasil terão de apresentar comprovante de vacinação
Não vacinados deverão fazer quarentena de 5 dias na cidade de destino
Também é necessário apresentar um exame RT-PCR negativo
A partir do próximo sábado (11), viajantes que chegarem ao Brasil por via área deverão apresentar um teste negativo para a covid-19 e também o comprovante de vacinação. Quem não estiver imunizado deverá fazer quarentena de 5 dias na cidade de destino.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (7), mas as regras foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta (9). As medidas valem tanto para estrangeiros quanto para Brasileiros.
Até o momento, só era exigido o teste RT-PCR negativo, além da Declaração de Saúde do Viajante, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entrada por terra
A entrada no Brasil por terra estava proibida, com algumas exceções, e agora está permitida. Para isso, o viajar precisa apresentar um teste negativo ou o comprovante de vacinação.
No entanto, as medidas não valem para moradores de cidades-irmãos, isto é, as que são divididas por fronteiras, nem para transportadores de carga. Viajantes que chegam no Paraguai e pessoas em situação de vulnerabilidade também não precisam cumprir as exigências.
Atrito com o governo de SP
A Anvisa já havia pedido a adoção do passaporte da vacina, medida rejeitada pelo governo de Jair Bolsonaro. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), enviou um ofício ao Ministério da Saúde insistindo da adoção da medida. Caso não haja a implementação da exigência, Doria promete instituir o passaporte da vacina a partir do dia 15 no estado.