Radio Calema
InicioDesportoBasquetebolEquipas de basquetebol de Angola na "Champions"

Equipas de basquetebol de Angola na “Champions”

Interclube e 1º de Agosto qualificaram-se para a Taça dos Clubes Campeões de África em Basquetebol sénior feminino, em função da não comparência das adversárias para a disputa da fase de qualificação.

Agendada para de 14 a 20 deste mês, no pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, dos dez países que compõem a Zona VI, apenas as formações anfitriãs confirmaram participação.

De acordo com o membro da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, em declarações à ANGOP hoje (terça-feira), na capital do país, as concorrentes podia inscrever-se até 24 horas antes da data prevista para o arranque da prova.

O responsável federativo afirmou serem ainda desconhecidas as causas das ausências, aguardando-se pelo relatório oficial da Federação Internacional da modalidade (FIBA).

Assim, segundo os regulamentos, Interclube (campeão nacional) e 1º de Agosto (vice-campeão) passam directamente à fase final da Taça dos Clubes Campeões do continente africano.

Além de Angola, fazem parte da Zona a África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbabwe.

A prova, que não se disputou em 2020, devido à pandemia da Covid-19, seria realizada em Joanesburgo (África do Sul), mas este país alegou falta de recursos financeiros, tendo Angola assumido a organização.

O Ferroviário de Maputo (Moçambique) é a campeã em título da edição de 2019, com vitória na final sobre o Interclube, por 91-90.

As “polícias” de Angola são as mais tituladas, com cinco troféus, seguidas pelo 1º de Agosto com 3, o mesmo número de conquistas que tem o DUC do Senegal, na terceira posição.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.