Radio Calema
InicioAngolaSociedadePrimeiras unidades sanitárias do PIIM já funcionam no Leua

Primeiras unidades sanitárias do PIIM já funcionam no Leua

A comuna do Liangongo, municipio do Leua (Moxico), ganhou, esta quinta-feira,as primeiras unidades sanitárias construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), inauguradas no quadro das celebrações do Dia da Independência Nacional (11 de Novembro).

Trata-se de um Posto de Saúde e de um Centro Médico construídos na comuna de Liangongo, que dista a 62 quilómetros da vila do Leua, sede do município com o mesmo nome, com mais de 17 mil habitantes.

Ao todo, o município do Leua, com mais de 38 mil habitantes, passa a contar com 14 unidades sanitárias, sendo um Hospital Municipal, dois Centros Médicos e 11 Postos de Saúde.

As unidades sanitárias, inauguradas pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, vão prestar serviços de consultas gerais, medicina interna, exames laboratoriais, evitando que os utentes se desloquem à vila sede para assistência médica e medicamentosa.

A construção do Posto de Saúde foi orçada em 75 milhões 600 mil kwanzas, no âmbito do PIIM, enquanto o Centro de Saúde Custou 22 milhões 500 mil kwanzas, financiado pelo PIIM e pelo Programa de Combate à pobreza.

No âmbito do PIIM, a nível da província, estão a ser construídas e ampliadas no sector da Saúde, 19 unidades hospitalares, que vão garantir 138 novas camas, em diversas sedes comunais.

Ainda no quadro da implementação dos projectos do PIIM, o governador provincial procedeu ao lançamento da primeira pedra para a terraplanagem no troço de 32 quilómetros que vai permitir ligar sede do Leua à comuna de Liangongo.

O projecto que terá duração de seis meses, executado pela empresa construtora Regadio, com fiscalização da Briverno, vai custar mais de 625 milhões 584 mil kwanzas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

Na ocasião, o governante destacou a importância do projecto que poderá alavancar o desenvolvimento da região, porém exigiu mais rigor técnico e qualidade na execução da obra.

O municipio do Leua tem um total 14 projectos do PIIM, com um orçamento de mais de mil milhões, 916 milhões, 851 mil kwanzas, cujas obras estão com uma média de 52 por cento de execução física e 41 de execução financeira.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.