Radio Calema
InicioEconomiaKwanza deve permanecer estável até ao final do ano

Kwanza deve permanecer estável até ao final do ano

A Fitch Solutions adianta que a moeda angola deve permanecer estável e situar-se nos 600 kwanzas por dólar até ao final deste ano de 2021, e em 2022 continuará a sua apreciação e pode passar para os 588 kwanzas por dólar

A estabilidade cambial do kwanza deve-se, segundo a Fitch Solutions, ao aumento dos preços do petróleo e ao desembolso dos Direitos Especiais de Saque do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Numa previsão anterior a consultora tinha colocado o kwanza em 624 kwanzas por dólar e agora faz uma revisão de maior apreciação da moeda para um valor de 588 kwanzas por dólar, a explicação, e mais uma vez, está relacionada com o aumento do preço do petróleo em 2022.

O kwanza apreciou entre o dia 1 de Setembro e 20 de Outubro 6,0% relativamente ao dólar, um pouco acima da estimativa anterior da consultora.
(DR)

O kwanza apreciou entre o dia 1 de Setembro e 20 de Outubro 6,0% relativamente ao dólar, um pouco acima da estimativa anterior da consultora.

Os preços do Brent continuam a subir, devido à procura global em tempo de pós-pandemia, aliás, globalmente, há um aumento do preço da energia, incluindo o preço do gás natural. Para um país como Angola, onde o petróleo significa 90% das exportações, são boas notícias e que se traduzem também em apreciação da moeda nacional.

E no médio e longo prazo (seis a 24 meses), e já para 2022, o kwanza deve ficar nos 588 kwanzas por dólar. A produção petrolífera alavancada pelos projectos da Total Energies e BP poderá aumentar 4,4%, para os 1.31 milhões de barris por dia.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.