Radio Calema
InicioMundoÁfricaConferência internacional em Trípoli para garantir eleições "transparentes"

Conferência internacional em Trípoli para garantir eleições “transparentes”

A comunidade nacional reúne-se hoje em Trípoli, na Líbia, para uma conferência internacional que visa apoiar o país na realização de eleições presidenciais estáveis em dezembro, 10 anos depois da queda de Muammar Kadhafi.

A “Conferência de Apoio à Estabilidade na Líbia” decorre hoje em Trípoli e traz à capital da Líbia a comunidade internacional para intensificar os esforços de construção de uma democracia sólida neste país da África do Norte.

Nas conversações vão participar altas figuras da Nações Unidas como a secretária-geral adjunta, Rosemary DiCarlo, ou o representante desta organização no país, Jan Kubis. Também representantes de diversos países como França, Itália, Egipto, Arábia Saudita, Turquia, Qatar ou Argélia vão marcar presença.

Desde o início do ano, após longos períodos de conflitos armados, um Governo interino assumiu funções no país, com o apoio das Nações Unidas, procurando agora organizar eleições presidenciais a 24 de dezembro, que se querem livres, transparentes e equitativas, segundo precisou o ministro dos Negócios Estrangeiros líbio, Najla al-Mangoush.

Inicialmente, nesse dia deveriam também decorrer as eleições legislativas, mas esse escrutínio foi adiado já que pensa-se que a figura do Presidente pode estabilizar o país. O próximo Parlamento da Líbia deverá ser eleito em janeiro.

Estes esforços internacionais para apaziguar o país decorrem 10 anos após a morte de Muammar Kadhafi, uma ferida aberta já que no seu território, a Líbia conta ainda com milhares de mercenários de diferentes origens e as Forças Armadas não estão reunidas sob o mesmo comando, dificultando a estabilidade militar e política nas suas fronteiras.

FonteRFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.