Radio Calema
InicioMundo LusófonoBrasilEm novo golpe, criminosos fingem ser pesquisadores do Ministério da Saúde para...

Em novo golpe, criminosos fingem ser pesquisadores do Ministério da Saúde para clonar números de vítimas

Criminosos alegam que estão fazendo uma pesquisa relacionada à Covid-19

Por meio de um código, conseguem entrar no celular da vítima

Ministério da Saúde esclareceu que não envia links ou códigos em nenhuma ocasião

Criminosos estão colecionando vítimas por meio de um novo golpe. Eles se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde para clonar o número de celular e o WhatsApp das pessoas.

Segundo o programa Fantástico, da TV Globo, estes golpistas entram em contato com as vítimas afirmando que estão realizando uma pesquisa relacionada à Covid-19.

“Você vê que eles têm um roteiro, seguindo uma sequência lógica. Então, você na hora realmente acredita que você está participando de uma pesquisa que é séria”, contou uma vítima.

Ao fim da falsa pesquisa, o criminoso, então, envia um código de seis números ao celular do entrevistado, alegando que a pesquisa será publicada no site do Ministério da Saúde. É com este número que ele consegue entrar no celular da pessoa.

Ministério da Saúde explicou que não envia links ou códigos em suas pesquisas.
(Foto: Getty Images)

Como proteger-se do golpe
Para proteger-se desde e outros golpes, o próprio WhatsApp recomenda a ativação da “verificação em dois fatores”, dentro da sessão de configuração do aplicativo.

Além disso, a empresa aponta que nenhum dado pessoal, código ou senha deve ser divulgado a outras pessoas por meio do aplicativo.

O Ministério da Saúde disse ao Fantástico que, de fato, vem realizando uma pesquisa relacionada à Covid-19, mas já possui os dados de identificação das pessoas entrevistadas.

“Não pedimos códigos, senha, confirmação por algum link. Isso não acontece em nenhuma pesquisa do Ministério da Saúde nem do governo federal”, explicou Daniela Buosi Rohlfs, diretora de Saúde Ambiental do Trabalhador e Emergência em Saúde Pública.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.