Radio Calema
InicioEconomiaBancos retomam adesão ao estatuto de operador preferencial de títulos

Bancos retomam adesão ao estatuto de operador preferencial de títulos

Mais de um ano depois do registo dos operadores preferenciais de títulos de tesouro, apenas o BFA e o BAI estão registados para comprar títulos a grosso e com grandes descontos. Solução contribui para que os bancos deixem de comprar barato para a sua carteira e revender caro aos clientes.

Os bancos comerciais angolanos reagiram à subida do rating de Angola com a retoma da adesão ao estatuto de operador preferencial de títulos, posição que permitirá aos bancos actuar como Market Makerd, ou dinamizador do mercado de dívida, uma espécie de “grossistas” com acesso privilegiado ao mercado primário, apurou o Expansão.

Até ao momento apenas dois bancos, BAI e BFA, aderiram ao estatuto de operador preferencial de títulos do tesouro passados um ano e três meses desde a adesão do primeiro banco, atrasando os planos do Ministério das Finanças.

O Expansão sabe que o Ministério das Finanças pretendia licenciar os cinco maiores players do mercado com este estatuto numa estratégia clara de, por um lado, dinamizar ainda mais a colocação da dívida no mercado e, por outro, lado resolveria um problema dos bancos terem sido multados pela CMC por comprarem barato para a carteira própria e revenderem caro aos clientes.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.