Radio Calema
InicioCovid-19Covid-19: Lobito regista escassez de vacina da Astrazeneca

Covid-19: Lobito regista escassez de vacina da Astrazeneca

O Posto de Vacinação de Alto Rendimento (PVAR) da cidade do Lobito, província de Benguela, recebeu, no início desta semana, mil e quinhentas doses da vacina da Astrazneca, para a segunda dose, quando deveriam ser 14.475, soube a Angop, esta quinta-feira.

Segundo o técnico de logística do Posto, Sérgio Faria, a quantidade de vacinas deve ser igual à ministrada na primeira dose, mas devido a alguns constrangimentos isso ainda não aconteceu, esperando-se pelas demais nos próximos dias.

“A Logística provincial está a aguardar para breve a chegada de outros lotes da vacina, de acordo com o plano de distribuição por províncias, por parte de Luanda”, afirmou o técnico.

Informou ainda que em relação à vacina Sinopharm, o PVAR recebeu dez mil, 339 para a primeira dose. Não houve constrangimento para a segunda dose, porque existe stock suficiente na província.

A ANGOP constatou, no entanto, que o ambiente de trabalho tem sido perturbado por alguns tumultos, provocados por pessoas que querem ser atendidas ao mesmo tempo, causando a paralisação para reorganização.

Em algumas situações, os guardas têm sido impotentes para conter a confusão, por causa de alguns que não querem obedecer a ordem de chegada.

Quanto a este facto, Sérgio Faria explicou que muitos munícipes, principalmente estudantes, só agora estão a apanhar a primeira dose por escutarem sobre a implementação de algumas restrições de acesso a instituições, por parte da Comissão Multissectorial, para as pessoas que não estão vacinadas.

Outra parte das pessoas, jovens e adultos, está a aparecer apenas estes dias devido à ruptura de stock da vacina da Astrazeneca, cuja segunda dose deveria ter início no fim de Setembro.

Muita gente concorda com o Presidente da República, João Lourenço, sobre a necessidade de se abrirem mais postos de vacinação para se evitar os congestionamentos de cidadãos.

A primeira fase de vacinação, no município do Lobito, foi de 20 de Março a 21 de Abril, a segunda, de 19 de Maio a 16 de Junho, enquanto que a terceira teve início a 4 de Outubro.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.