Radio Calema
InicioMundoÁfricaONU denuncia crimes de guerra e contra a humanidade na Líbia

ONU denuncia crimes de guerra e contra a humanidade na Líbia

Crimes de guerra e crimes contra a humanidade foram cometidos na Líbia desde 2016. As conclusões fazem parte de um relatório da ONU, realizado por peritos independentes, que será divulgado esta quinta-feira, 7 de Outubro, em Genebra.

A missão de peritos da ONU que esteve na Líbia denuncia crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A situação das prisões, onde muitos migrantes estão presos, é particularmente destacada.

“Há razões para acreditar que foram cometidos crimes de guerra na Líbia, enquanto a violência perpetrada nas prisões e contra migrantes no país pode equivaler a crimes contra a humanidade”, disseram peritos da ONU,

No entanto, a missão independente decidiu não publicar “a lista de indivíduos e grupos (tanto líbios como estrangeiros) que poderiam ser responsáveis ​​pelas violações, abusos e crimes cometidos na Líbia desde 2016”.

“Esta lista irá manter-se confidencial, até ser necessário publicá-la ou compartilhá-la” com outros órgãos que possam responsabilizar os autores das atrocidades.

Os autores do relatório revelam que a justiça líbia está a investigar a maioria dos casos denunciados pela missão de peritos da ONU, mas constatam que “o processo para punir pessoas culpadas de violações ou maus-tratos enfrenta desafios significativos”.

O relatório foi elaborado por três peritos da ONU, Mohamed Auajjar, Chaloka Beyani e Tracy Robinson, que integraram uma missão de inquérito ao país do Norte de África.

O documento deve ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em Genebra esta quinta-feira, dia 7 de Outubro.

FonteRFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.