Radio Calema
InicioDesportoOutras modalidadesRui Sampaio: «Balanço positivo na estreia de Angola no Mundial de futsal»

Rui Sampaio: «Balanço positivo na estreia de Angola no Mundial de futsal»

O Campeonato do Mundo de futsal da FIFA prosseguiu na Lituânia nesta sexta-feira 24 de Setembro com os três últimos jogos a contar para os oitavos-de-final: Portugal-Sérvia, Uzbequistão-Irão e Espanha-República Checa.

Duas selecções lusófonas ainda estão em prova. Portugal defronta a Sérvia nos oitavos, isto enquanto o Brasil derrotou o Japão por 4-2 e já alcançou o apuramento para os quartos.

Quanto à terceira selecção lusófona, Angola, ficou fora da prova na fase de grupos. A Selecção angolana perdeu os três jogos que realizou em Klaipeda na Lituânia: 4-8 frente ao Japão, 1-4 frente ao Paraguai e 1-4 frente à Espanha.

Em entrevista exclusiva à RFI, Rui Sampaio, seleccionador de Angola, fez um balanço positivo da prova e admitiu que quer estar presente no próximo mundial. Rui Sampaio começou por afirmar que está satisfeito com os golos apontados às três selecções que defrontaram.

Em declarações aos jornalistas, Kota, capitão da Selecção angolana, realçou que a experiência foi muito boa.

Em entrevista exclusiva à RFI, Neblú, internacional angolano, revelou-nos o que representa o futsal para ele, e como acabou por se tornar guarda-redes nesta modalidade.

Os Palancas Negras terminaram no quarto e último lugar no Grupo E, sem nenhum ponto. De notar que a Espanha acabou no primeiro lugar com 9 pontos, três triunfos em três jogos.

A Selecção portuguesa também ficou no primeiro lugar no Grupo C com 7 pontos. Agora nos oitavos-de-final, Portugal vai defrontar a congénere da Sérvia a 24 de Setembro em Kaunas, em território lituano.

Para Jorge Braz, seleccionador de Portugal, o importante é pensar na sua equipa e não nos adversários que vão encontrar pela frente.

João Matos, internacional português, admitiu sentir-se bem desde o início do torneio e estar feliz pelo primeiro objectivo atingido, o primeiro lugar na fase de grupos.

Portugal e Sérvia já se enfrentaram oito vezes e o balanço é positivo para os portugueses visto que venceram 7 dos 8 jogos que realizaram.

Quanto à Selecção brasileira venceu por 4-2 o Japão e apurou-se para os quartos-de-final onde vai defrontar Marrocos, a derradeira nação africana a estar ainda na prova.

Recorde-se que o Campeonato do Mundo de futsal da FIFA decorre na Lituânia até 3 de Outubro.

Mundial de Futsal da FIFA na Lituânia.
(© FIFA via Getty Images – Oliver Hardt – FIFA)

Passamos às outras modalidades,

No futebol europeu,

O Paris Saint-Germain continua a ser o líder isolado do Campeonato francês de futebol da primeira divisão com 21 pontos.

Os parisienses venceram os sete primeiros jogos da Liga francesa, com o último triunfo obtido na passada quarta-feira por 1-2 na deslocação ao terreno do Metz.

De notar que o clube parisiense tem 21 pontos, mais sete do que o Marselha, que empatou frente ao Angers sem golos. O Lille, actual detentor do troféu de Campeão de França, ocupa actualmente o 14° lugar com 8 pontos, a treze do líder parisiense, isto após o triunfo por 2-1 frente ao Reims.

Na Liga Espanhola, na sexta jornada, o Real Madrid venceu por 6-1 o Maiorca e lidera isolado com 16 pontos a tabela classificativa. O Atlético Madrid, detentor do título, venceu por 1-2 na deslocação ao terreno do Getafe, enquanto o FC Barcelona empatou sem golos frente ao Cádiz.

Na Liga Portuguesa, o detentor do título de Campeão, o Sporting Clube de Portugal, recebe o Marítimo nesta sexta-feira, enquanto o FC Porto desloca-se ao terreno do Gil Vicente, em jogos a contar para a sétima jornada. O Sporting CP e o FC Porto ocupam o segundo lugar com 14 pontos. No primeiro lugar está o Benfica com 18 pontos, isto após o triunfo na passada segunda-feira por 3-1 frente ao Boavista no encerramento da sexta jornada.

No basquetebol feminino,

Decorre o Afrobasket com a participação de três selecções lusófonas: Angola, Cabo Verde e Moçambique.

As angolanas e as moçambicanas vão lutar pelos lugares do quinto ao oitavo. Angola perdeu nos quartos por 53-74 frente ao Mali, enquanto Moçambique também perdeu nos quartos por 46-74 frente ao Senegal.

Em conferência de imprensa, Deolinda Gimo, internacional moçambicana, lembrou que a preparação não foi a melhor para esta prova.

Também em conferência de imprensa, Avelina Peso, internacional angolana, analisou a derrota frente ao Mali e aponta agora as baterias para o quinto lugar.

Quanto a Cabo Verde foi eliminado no play-off de acesso aos quartos-de-final pela Selecção angolana por 65-82.

A prova que decorre nos Camarões termina neste domingo, 26 de Setembro.

É o ponto final neste Magazine Desporto.

FonteRFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.