Radio Calema
InicioAngolaPolíticaUNITA "marcha" no sábado, para exigir eleições "justas e transparentes"

UNITA “marcha” no sábado, para exigir eleições “justas e transparentes”

A UNITA realiza sábado, 11 de Setembro, na cidade de Luanda, uma marcha para exigir “eleições justas e transparentes” depois da aprovação, com votos exclusivos do MPLA, da Lei Orgânica das Eleições Gerais. A concentração está marcada para as 10:00 no Cemitério da Santa Ana.

Segundo apurou o Novo Jornal, o protesto, tendo a iniciativa sido dada a conhecer ao Governo Provincial de Luanda na terça-feira, segue do Cemitério da Santa Ana para o Largo 1º de Maio. “Os manifestantes vão até ao largo das escolas, onde vamos exigir eleições justas e transparentes”, disse ao Novo Jornal o secretário provincial da UNITA em Luanda, Manuel Nelito Ekukui.

Refira-se que o parlamento angolano aprovou recentemente na globalidade a Lei de Alteração à Lei Orgânica das Eleições Gerais, com votos contra da oposição, que considerou o documento como “Lei da fraude eleitoral”, enquanto o MPLA enalteceu o diploma.

O projecto de Leifoi aprovado com 126 votos a favor, MPLA, 52 votos contra e uma abstenção da FNLA e a UNITA considerou tratar-se de uma lei que abre a porta à fraude eleitoral generalizada.

Depois da aprovação da Lei, os partidos da oposição com assento parlamentar, pediram ao Presidente da República, João Lourenço, para não promulgar o Projecto de Alteração da Lei Orgânica das Eleições Gerais.

A oposição argumentou que o diploma reduz os mecanismos de controlo da transparência,facilita o voto múltiplo e não garante o acesso igual dos concorrentes ao uso dos recursos públicos.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.