Radio Calema
InicioAngolaPolíticaEleições Gerais 2022: Oposição receia que muita gente seja excluída

Eleições Gerais 2022: Oposição receia que muita gente seja excluída

Depois do Governo ter anunciado que será preciso apenas o bilhete de identidade para votar, os partidos políticos da oposição criticaram a decisão do Ministério da Administração e receiam que muita gente seja excluída das eleições.

Os partidos políticos da oposição alertaram para a possibilidade de irregularidades eleitorais se vier a confirmar-se que a votação seja feita apenas com recurso ao Bilhete de Identidade ao invés do cartão eleitoral.

A vice-presidente da bancada parlamentar da UNITA, Mihaela Weba, considera que isso vai contra o que está estabelecido na Constituição: o direito de voto para todos os cidadãos angolanos em território nacional e no exterior.

Na sua visão, quem não tem bilhete de identidade vai sempre ficar penalizado. Para mais, numa realidade como a nossa, em que sabemos perfeitamente que o Executivo do Presidente João Lourenço não quer arranjar condições para tornar acessível e universal o bilhete de identidade”, sublinhou a deputada.

O presidente da CASA-CE, não compreende como é que o Executivo até agora se tenha “revelado incapaz de conferir a cada cidadão um Bilhete de Identidade se o objectivo é desburocratizar o processo eleitoral e criar condições para uma maior adesão dos eleitores nos futuros pleitos eleitorais.

O Partido de Renovação Social, por sua vez, considerou essa proposta como pessoais do Ministro e do MPLA e que podem não estar no Governo em 2027, tendo salientando que o País continua a ser um Estado atípico.

De referir que o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, anunciou está terça-feira, o fim do cartão de eleitor até 2027 e que a votação será apenas com o Bilhete de Identidade.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Balcão Único de Atendimento ao Público, principal elemento do processo de registo eleitoral oficioso, aos membros do corpo diplomático acreditado em Angola.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.