Radio Calema
InicioMundoÁfricaRDC: os EUA concordam em fornecer US $ 1,6 bilião em apoio...

RDC: os EUA concordam em fornecer US $ 1,6 bilião em apoio financeiro a Tshisekedi

O governo Biden está a preparar-se com US $ 1,6 bilião para ajudar a desenvolver a RDC, facilitando o acesso à água e apoiando o sector privado.

A 20 de Julho, os Estados Unidos, através da sua agência de desenvolvimento internacional USAID, declararam que forneceriam US $ 1,6 bilião à RDC como parte da sua estratégia de cooperação renovada. Este acordo de financiamento foi assinado por Samy Adubango, vice-ministro de Relações Exteriores da RDC, e Paul Sabatine, director da missão da USAID.

Essa nova estratégia, aprovada em Dezembro de 2020, será implantada ao longo de cinco anos. O objectivo é tornar o país “mais pacífico e próspero, oferecendo às comunidades e aos indivíduos melhores oportunidades de desenvolvimento”, disse-nos um funcionário da USAID na RDC.

Em termos concretos, os fundos destinam-se a sete regiões – Kivu, Haut-Uélé, Tanganyika, Maniema, Alto-Katanga, Ituri e Kasai – e incidirão em três áreas.

Um primeiro pacote financeiro de US $ 500 milhões será usado para financiar reformas e ferramentas para fortalecer a eficiência das instituições públicas.

Produtividade agrícola

O segundo, de US $ 546 milhões, visa melhorar o acesso a serviços básicos, incluindo água e eletricidade.

De acordo com os últimos dados do Banco Mundial, apenas 44% da população do país tem acesso à eletricidade. A instituição observou num relatório publicado este ano que “a proporção de domicílios com acesso a água canalizada […] diminuiu de cerca de 90% em 2014 para 72% em 2018.”

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.