InicioCulturaTelevisãoRogério Samora em estado “muito grave” após paragem cardiorrespiratória

Rogério Samora em estado “muito grave” após paragem cardiorrespiratória

Rogério Samora está em “estado muito grave” depois de há 48 horas, ter sofrido paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela Amor Amor, da SIC.

Rogério Samora apresenta quadro clínico “muito grave”. O ator sofreu, aos 62 anos, uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela Amor Amor, da SIC, na manhã desta terça-feira, 20 de julho, e encontra-se internado desde então na unidade de cuidados intensivos do Hospital Amadora-Sintra.

Cerca de 15 minutos para reanimar Rogério Samora
“O estado clínico é muito grave”, diz fonte hospitalar. “As primeiras 72 horas são cruciais. Foi submetido a cateterismo. Para já, não há muito que a equipa médica possa adiantar. A situação inspira muitos cuidados.” Quando o ator “caiu repentinamente, inanimado”, a emergência médica foi chamada e a tentativa de reanimação “durou cerca de 15 minutos”, pelo que foi “demasiado tempo sem que o cérebro recebesse oxigénio” – o que “nestes casos leva a lesões de grande extensão”.

O que é uma paragem cardiorespiratória
De acordo com Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma paragem cardiorespiratória “é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória” que leva uma pessoa a ficar “inconsciente” e/ou a não respirar ou não respirar “normalmente”. As causas “podem ser diversas”. As “mais frequentes”, enumera o SNS, “relacionam-se com o coração” e prendem-se com “alterações graves do ritmo cardíaco” e “enfarte agudo do miocárdio, também designado por ataque cardíaco”.

O que fazer a uma vítima de paragem cardiorrespiratória, de acordo com o SNS
– Ligar de imediato 112 para pedir ajuda
– Caso existam dois reanimadores, enquanto um liga 112 e pede ajuda, o outro pode de imediato iniciar as manobras de suporte básico de vida (SBV)
– Não realize ventilações em contexto de pandemia por COVID-19, dado o risco de contágio
– Tape a boca e nariz da vítima com uma máscara cirúrgica ou uma peça de roupa, para reduzir o risco de contágio
– Se tiver acesso a um desfibrilhador automático externo, pode utilizá-lo em segurança

E se a vítima ficar inconsciente?
– Colocá-la com cuidado no chão
– Ligar de imediato o 112
– Iniciar o suporte básico de vida, colocando máscara cirúrgica ou uma peça de roupa a cobrir a boca e nariz da vítima. Realize apenas compressões torácicas contínua.

FonteImpala

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.