InicioPolíticaMPLAMPLA reafirma aposta na melhoria das condições de vida das populações

MPLA reafirma aposta na melhoria das condições de vida das populações

O primeiro secretário do MPLA no Namibe, Archer Mangueira, reafirmou hoje, sábado, no município de Moçâmedes, que o seu partido continuará a lutar para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo aquelas que vivem em zonas longínquas.

O político, que falava no acto da convocação da XII Conferência Provincial Ordinária do Namibe, no âmbito da realização do VIII Congresso do MPLA, a realizar-se na capital do país, salientou que o partido vai priorizar os projectos sociais, com vista a melhoria das condições de vida das populações que vivem o drama da seca, fome e da praga de gafanhotos.

Para tal, Archer Mangueira disse estar em acções alguns projectos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e outros de natureza central, ligados à melhoria do sistema de fornecimento de água às populações e das vias de comunicação, permitindo assim a livre circulação de pessoas e bens em toda a região.

Namibe: Militantes do MPLA no acto de convocação da XII Conferência Provincial Ordinária.
(Anabela Manzambi)

Destes projectos constam a construção de furos de água para abeberamento do gado, abastecimento das populações e prática da agricultura, sobretudo naquelas localidades mais distantes das sedes municipais e comunais.

Disse ser necessário apostar na produção nacional, com vista a diminuir as importações, produzindo produtos nacionais que servem de fonte de alimento para as populações, dando como exemplo os cereais, tubérculos, hortícolas e outros.

Destacou ainda alguns projectos ligados aos sectores da saúde, com a construção de novos centros e postos de saúde, que vão, no âmbito dos serviços de municipalização dos serviços, encurtar as distâncias que faziam para acesso as serviços de assistência médica e medicamentosa.

Neste sector, o politico reconheceu a existência de dificuldades concernentes à falta de médicos e especialistas nas diversas especialidades e equipamentos de ponta para dar soluções a determinadas patologias que vão surgindo.

Namibe: Militantes do MPLA no acto de convocação da XII Conferência Provincial Ordinária.
(Anabela Manzambi)

No domínio da Educação, Archer Mangueira, como primeiro secretário provincial do MPLA, argumentou que a construção e reabilitação de escolas está a permitir a inserção de mais crianças no sistema de ensino e aberturas de outras classes naquelas onde não existiam, o que tem permitido a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na província.

Nesta conferência, o secretário provincial disse que os militantes vão analisar e discutir as actividades desenvolvidas nestes últimos anos, eleger a nova composição dos membros ao Comité Provincial e membros ao Comité Central e delegados ao VIII Congresso.

Archer Mangueira disse que este VIII Congresso vai trazer novidades no seu Bureau Politico, dos comités Central e Provincial, com uma nova militância juvenil e pessoas de vários extractos da sociedade, com vista dar uma maior nova dinâmica ao partido para os próximos desafios eleitorais.

“Este é um congresso que vai eleger o nosso candidato às eleições de 2022 e Presidente da República, vai ser um congresso histórico, porque vai trazer uma grande transformação na composição do MPLA, concernente a componente feminina e masculina”, disse.

Apelou aos militantes do MPLA no Namibe a participarem activimente nas actividades preparatórias que já tiveram início com as assembleias de renovação de mandatos dos comités de Acção e que culminará com a Conferência Provincial, que vai eleger os delegados ao VIII Congresso, membros ao Comité Central e do novo Comité Provincial do Namibe.

FonteAngop

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.