InicioMundoÁfricaÁfrica: As razões por que Emmanuel Macron aposta nos patrões nigerianos

África: As razões por que Emmanuel Macron aposta nos patrões nigerianos

Enquanto estudante na ENA, Emmanuel Macron passou seis meses na Nigéria. Desde a sua chegada ao Élysée em 2017, o presidente francês tem feito todo o possível para aproximar Paris e Lagos e estimular o investimento.

Na cúpula Choose France, que reuniu líderes empresariais de todo o mundo a 28 de Junho em Versalhes, a Nigéria foi colocada no centro das atenções.

Na verdade, a principal potência económica do continente é o único país que teve o direito a um evento especial, reunindo os principais industriais franceses e nigerianos. Sinal da importância para Emmanuel Macron da diplomacia económica da França na Nigéria.

Reaproximação com África

O presidente francês tem uma visão particular da relação da França com o continente. Ele está na origem da diplomacia económica militante. Ele critica as empresas francesas pela sua timidez nos mercados mundiais além das suas zonas de conforto.

Empresas e Mercados

O empresário e bilionário nigeriano Abdul Samad Rabiu com negócios tranversais, desde o cimento à energia fóssil é um dos partidários da política francesa de Emmanuel Macron
(Foto: D.R.)

Presidente do clube de investimento França-Nigéria lançado por Emmanuel Macron, o bilionário, CEO do grupo BUA, está a aumentar as parcerias com grupos franceses.

Dono e senhor de uma fortuna de 4,5 biliões de dólares, de acordo com a Forbes, Abdul Samad Rabiu lidera um dos maiores grupos diversificados da Nigéria, que abrange cimento  e agronegócio a imóveis e logística portuária. Nos últimos meses, aumentou as parcerias com empresas francesas.

Em Outubro de 2020, Abdul Samad Rabiu assinou contrato com a francesa Axens, especializada na área da energia. Este último deve fornecer o coração tecnológico de uma nova refinaria de petróleo de 200.000 barris por dia.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.