InicioMundoÁfricaEntre a Zâmbia e o Botswana: Uma ponte para o desenvolvimento de...

Entre a Zâmbia e o Botswana: Uma ponte para o desenvolvimento de toda uma região

Inaugurada há apenas um mês, a Ponte Kazungula, que atravessa o Zambeze, resulta tanto de considerações geopolíticas como de ambições económicas.

É um eufemismo dizer que esses 923 metros de asfalto eram esperados. “A minha esposa fala sobre a ponte como o fantasma da minha vida”, diz Clinton van Vuuren. O chefe das estações de serviço Kwa Nokeng Oil em Botswana estava ansioso para ver este braço de concreto erguer-se acima do rio Zambeze um dia. 

“Como todos sabem, a sua construção teve quase dez anos de atraso”, lembra amargamente o líder local na distribuição de combustíveis para veículos pesados ​​de mercadorias. Antecipando o crescimento do tráfego, o empresário investiu milhões de dólares num depósito capaz de encher os tanques de 32 camiões simultaneamente.

O tráfego deverá mais do que dobrar no posto fronteiriço de Kazungula, a aldeia zambiana que deu o nome à ponte. Quase 250 camiões são esperados todos os dias, contra cem nos últimos meses. “Antes da ponte, era um pesadelo, lembra Mike Fitzmaurice, presidente da Associação de Transportadores da África Oriental e Austral (Fesarta). Apenas as duas balsas fizeram a travessia. Era preciso ficar um ou dois dias na fila ”, diz ele. Uma provação em particular para camiões refrigerados presos em filas de 3 quilómetros.

Uma travessia de dois dias encurtada para  22 horas

Vários dias de espera para acabar arriscando a vida numa barcaça barulhenta. “Quando você embarca nesse tipo de máquina, o medo é omnipresente”, continua Charles Mutalisha, caminhoneiro há 20 anos. Se o motor da balsa falhar no meio do rio, a correnteza assume.

Charles viu vários camiões afundarem nas águas turbulentas do Zambeze, infestadas de crocodilos e hipopótamos. Desde o ano passado, pelo menos três semirreboques afundaram. Às vezes, são as cargas que levam os homens embora. Em 2003, pelo menos 18 pessoas morreram afogadas depois que uma balsa desequilibrada virou por um caminhão sobrecarregado.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.