O segundo comandante provincial da Polícia Nacional em Malanje, Célsio Binda, defendeu, segunda-feira, o reforço de estratégias da Polícia Fiscal Aduaneira para o combate eficaz ao contrabando de combustível, fuga ao fisco e transgressões cambiais.
O responsável fez o apelo durante a abertura das jornadas alusivas ao 25º aniversário da Polícia Fiscal Aduaneira, a assinalar-se a 12 deste mês.
Realçou que, volvidos 25 anos desde a sua criação, o referido órgão tem sob a sua alçada, muitos desafios, fruto do actual contexto socioeconómico do país, que exige cada vez mais reflexão e proactividade, para fazer face às transgressões registadas na província.
Admitiu que a Covid-19 impôs outros desafios aos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, contexto que, no seu entender, deve ser encarado com firmeza e dinamismo na prossecução das suas atribuições e na sensibilização da população para o cumprimento das medidas de prevenção da doença.
Por sua vez, o comandante da Unidade de Polícia Fiscal Aduaneira de Malanje, Gaspar Adolfo da Silva, reiterou o aperfeiçoamento das normas de procedimento sobre a fiscalização e acompanhamento de mercadorias como indispensável para uma acção aduaneira tendente a prevenção e investigação de crimes fiscais.
O acto de abertura das jornadas alusivas aos 25 anos da Polícia Fiscal Aduaneira culminou com a dissertação de temas sobre a Gestão Coordenada de Fronteira e Imposto sobre Veículos Motorizados.