InicioMundo LusófonoMoçambiqueMoçambique promete mais energia eléctrica para a população

Moçambique promete mais energia eléctrica para a população

Construção da Central Térmica é apoiada pelos Estados Unidos

Moçambique iniciou, na segunda-feira, 31, a construção de uma central de gás para a produção de energia no valor de um bilião de dólares americanos, na província de Inhambane.

A iniciativa, Central Térmica de Temane, é tida como parte do esforço do Governo na produção de energia eléctrica para todos, no país de 30 milhões de habitantes, que neste momento depende, em grande parte, da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em Tete.

A nova Central terá uma capacidade de 450 megawatts.

No lançamento da iniciativa, o presidente Filipe Nyusi disse que o seu Governo aspira que mais de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à electricidade, pela primeira vez, nas suas casas até 2024.

O Banco Mundial é um dos parceiros financeiros dos projectos de infraestrutura, ao lado dos Estados Unidos, Noruega, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Islâmico e Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional.

“Este é um projecto transformador para o país”, disse a representante do Banco Mundial em Moçambique, Idah Pswarayi-Riddihough.

Na sua página do Facebook, a embaixada americana realça que “a Central e a linha de transmissão irão garantir que mais alunos possam estudar à noite, mais famílias possam refrigerar seus alimentos, mais água possa ser filtrada, mais campos possam ser irrigados e mais negócios possam ser abertos”.

O Embaixador americano em Moçambique, Dennis Hearne, disse que os Estados Unidos apoiam o projecto de Temane por meio de um empréstimo directo de 200 milhões de dólares para a sua construção por meio da Corporação Financeira Internacional de Desenvolvimento dos EUA (DFC).

“Além disso, graças ao apoio do programa Power Africa, do Governo dos Estados Unidos, colocamos um ‘consultor de transações’ na EDM (Eletricidade de Moçambique)” para trabalhar na iniciativa.

FonteVoA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.