Angola recebeu na manhã, desta terça-feira (1), 100 mil e 620 doses de vacinas da Pfizer, através da iniciativa Covax Facility que o país aderiu em Junho, do ano passado.
A informação foi prestada à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
“Temos de estar felizes como país, a Comissão Multissectorial de Combate e Prevenção Contra à pandemia e o Mistério da Saúde devem orgulhar-se pelo facto de Angola ser o terceiro Estado africano a receber a vacina da Pfizer”, sublinhou a ministra.
Para a titular da pasta da Saúde, a recepção vacinas surge porque foram estão criadas todas as condições para a manipulação e conservação.
A ministra da Saúde acrescentou que estão disponíveis câmaras de ultra congelação necessárias para preservar as vacinas.
Sílvia Lutucuta recordou que o Plano de Vacinação em curso continua a priorizar o público alvo mais exposto. Com esta vacina da Pfizer, disse, serão vacinados os taxistas, motoristas de transportes públicos urbanos e quadros da indústria estratégica da economia.