InicioMundoÁsiaCasais chineses já podem ter três filhos

Casais chineses já podem ter três filhos

A China aliviou a sua política de planeamento familiar para permitir que os casais tenham três filhos, segundo os órgãos de informação estatais, depois de os resultados dos censos terem mostrado que população chinesa está a envelhecer rapidamente.

Depois de quatro décadas de controlo apertado da política de natalidade, o governo chinês aliviou as medidas, naquela que é a nação mais populosa do mundo, segundo o Diário de Notícias, que cita os órgãos públicos chineses.

Durante quase 40 anos, a China aplicou uma polémica “política de um filho” – uma das regulamentações de planeamento familiar mais rígidas do mundo, que foi amenizada em 2016 para uma “política de dois filhos” devido às preocupações generalizadas sobre o envelhecimento da força de trabalho e da estagnação da economia.

Apesar dos esforços do governo para encorajar os casais a ter filhos, os nascimentos anuais na China continuaram a cair para uma baixa recorde de 12 milhões em 2020, de acordo com o National Bureau of Statistics no mês passado.

Este facto lança o alerta para uma crise demográfica que alarmou o governo do Partido Comunista, liderado pelo presidente Xi Jinping, que tem uma escassez de trabalhadores jovens para impulsionar uma economia que, de acordo com os especialistas, terá que sustentar centenas de milhões de idosos até 2050.

“Para responder ativamente ao envelhecimento da população, um casal pode ter três filhos”, disse a agência Xinhua, citando uma reunião na segunda-feira do comité de liderança de elite do Politburo da China, patrocinado pelo presidente Xi.

A taxa de fertilidade da China é de 1,3 – abaixo do nível necessário para manter uma população estável, revelou o National Bureau of Statistics.

Os resultados dos censos de 2020, publicados em Abril, pela primeira vez ao longo de uma década, mostraram ainda que a população da China cresceu ao ritmo mais lento desde 1960, chegando a 1,41 mil milhões. Este dado junta-se à queda acentuada no número de pessoas em idade produtiva, mais uma vez aumentando o temor de uma crise demográfica iminente.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.