InicioAngolaPolíticaAngola e RCA decidem alargar áreas de cooperação

Angola e RCA decidem alargar áreas de cooperação

Os Governos de Angola e da República Centro-Africana (RCA) acordaram, ontem, explorar outras áreas de interesse comum entre os dois países.

A decisão foi tomada durante uma visita de algumas horas do Presidente da RCA, Faustin-Archange Touadéra, efectuada a convite do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Os dois estadistas mantiveram um encontro em privado, enquanto os ministros das Relações Exteriores reuniram-se para passar em revista os vários acordos existentes entre as duas partes.

Neste momento existem sete acordos de cooperação entre Angola e a RCA, a saber: Acordo Geral de Cooperação, Protocolo sobre Consultas Políticas e Diplomáticas Regulares, Protocolo sobre o Programa Indicativo de Cooperação, Protocolo de Apoio Financeiro, Memorando de Entendimento, Acordo Geral Revisto de Cooperação e Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reconheceu que os dois países têm uma relação estreita, mas que precisa de ser aprofundada.

“Precisamos de adaptar todos os instrumentos jurídicos que existem sobre vários domínios à conjuntura actual em Angola e na República Centro-Africana”, esclareceu.

Segundo Téte António, os ministros das Relações Exteriores de Angola e da RCA acordaram submeter à consideração superior as modalidades para actualizar, não só os instrumentos jurídicos existentes, mas também explorar outras áreas de interesse entre os dois países.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da RCA, Sylvie Baipo Temon, disse que o encontro com o homólogo angolano serviu para reiniciar uma dinâmica de cooperação entre os dois países.

“Fizemos uma revisão dos instrumentos jurídicos que existem entre os dois países”, disse, justificando a revisão com a mudança de contextos nos dois países.

“Assumimos o compromisso de continuar a trabalhar, identificar os diferentes domínios onde vamos cooperar numa nova dinâmica”, salientou Sylvie Temon.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.