InicioMundoEuropaFrança: Reabertura de esplanadas, recintos culturais e lojas

França: Reabertura de esplanadas, recintos culturais e lojas

Os franceses voltaram nesta quarta-feira às esplanadas dos cafés e restaurantes após praticamente sete meses de encerramento. Teatros, cinemas e museus reabriram também com níveis máximos de acolhimento de clientes. As lojas voltam, também elas, a acolher os clientes numa nova fase do desconfinamento que inclui também a passagem do recolher obrigatório para as 21 horas, em vez das actuais 19 horas.

Confira aqui algumas imagens desta reabertura das esplanadas parisienses!

Esplanadas parisienses reabriram a 19 de Maio de 2021 após praticamente sete meses de encerramento.
(© rfi / Catarina Falcão)

Reabertura das esplanadas em Paris
Nova fase de desconfinamento em França está agendada para 9 de Junho com a reabertura das salas dos restaurantes e dos ginásios, o recolher obrigatório deveria passar para as 23 horas.

No final do mês de Junho este recolher obrigatório deveria ser levantado e as restrições em curso também deveriam desaparecer, se a situação sanitária o permitir.

O número de infecções diárias em França com o novo coronavírus situa-se em cerca de 15 000 e alguns distritos padecem ainda de alguma saturação das unidades de cuidados intensivos nos hospitais, caso de Paris, devido ao afluxo de doentes com Covid-19.

Mais de 20 milhões de franceses foram vacinados até ao momento, pouco menos de um terço da população global.

Interior do Museu do Louvre em Paris a 19 de Maio de 2021, na sua reabertura após praticamente sete meses de encerramento.
(© rfi / Catarina Falcão)

Os restaurantes, recintos culturais e ginásios estavam encerrados desde Outubro, as lojas acabaram por ter largos períodos de encerramento, mantendo-se abertos até esta terça-feira apenas lojas essenciais (alimentação, cabeleireiros).

O presidente, Emmanuel Macron, tomou um café esta manhã em Paris com o primeiro-ministro, Jean Castex, numa esplanda perto do palácio presidencial.

Macron apelou à prudência dos franceses nesta nova fase rumo à normalização da vida após mais de um ano marcado por muitas restrições devido à pandemia.

O Museu do Louvre, um dos maiores e mais visitados do planeta, também já abriu ao público.

O Museu do Louvre reabriu em Paris a 19 de Maio de 2021, como os demais museus franceses, após praticamente 7 meses de encerramento.
(© rfi / Catarina Falcão)

A repórter Catarina Falcão esteve no local e conferiu ainda como os parisienses fizeram questão em vir desfrutar da nova liberdade nas esplanadas, não obstante o mau tempo.

A reabertura dos recintos culturais em França era muito aguardada pelo público e pelos profissionais das artes, como comentam João Pinharanda, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França, e Nú Barreto, artista guineense instalado na capital francesa.

FonteRFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.