InicioMundoÁfricaTchad declara vitória contra rebeldes no norte do país

Tchad declara vitória contra rebeldes no norte do país

As autoridades militares do Tchad declararam hoje vitória contra rebeldes no norte do país onde morreu recentemente em combate o presidente Idriss Deby.

O grupo rebelde Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) não respondeu a um pedido de comentário aquela declaração.

Na capital Ndjamena multidões saudaram no domingo o regresso de soldados vindos da linha da frente em colunas de tanques e veículos blindados.

“O regresso triunfal do exército aos seus quartéis hoje (domingo), marca o fim de operações e a vitória do Tchad”, disse a jornalistas o chefe de estado maior do exército, Abakar Abdelkerim Daoud.

Numa base militar na capital o exército apresentou sentados no chão de areia dezenas de rebeldes capturados em combate.

Combatentes da FACT entraram no Tchad provenientes da Líbia em Abril para tentar derrubar o Governo de Deby cuja subsequente morte mergulhou o país numa crise política.

Os combates e a instabilidade política estavam a ser seguidos com preocupação através da região porque o Tchad é uma potência importante na zona central de África e um aliado de longa data de países ocidentais no combate a militantes islâmicos através da região do Sahel.

No sábado, as forças de segurança dispararam gás lacrimógeneo para dispersar manifestações contra o conselho militar liderado pelo filho do falecido presidente que assumiu o poder após a sua morte.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.