- Publicidade-
InicioDesportoOutras modalidadesSurfista português candidata-se ao Guinness com onda de 30,9 metros

Surfista português candidata-se ao Guinness com onda de 30,9 metros

O surfista português António Laureano, de 18 anos, vai candidatar-se ao Guinness World Record com uma onda de 30,9 metros. O anúncio foi feito esta segunda-feira à tarde, no Forte de São Miguel de Arcanjo, na Nazaré. É a maior onda surfada no Mundo.

O primeiro passo para o “sonho” está concretizado. O “big rider” António Laureano – Tony Laureano, como é conhecido na modalidade – vai candidatar-se ao prémio de maior onda alguma vez surfada em todo o Mundo, com uma medida de 30,9 metros.

“Eu nem sei explicar como me tenho sentido nos últimos dias. Por um lado, tenho as expectativas em alta, mas por outro lado, não quero ter as expectativas tão altas porque tudo pode acontecer. Mas estou bastante confiante de que vou ter a maior onda surfada”, reconheceu Tony Laureano.

António Laureano tem 18 anos e surfou a maior onda do Mundo
(DR)

A homologação esteve a cargo da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa e foi revelada esta segunda-feira, na Nazaré. Depois da certificação atribuída pela faculdade, a onda será agora apresentada à World Surf League (WSL) e ao Guinness para validação. Os resultados deverão ser conhecidos entre maio e julho.

De acordo com o professor Miguel Moreira, responsável pelo método da FMH, a medição teve em conta três valores: a crista da onda, a base da onda e a altura do surfista. A informação é recolhida através de um software utilizado em outras modalidades desportivas, com uma dificuldade acrescida: a dinâmica da onda.

“Aqui tivemos que alterar constantemente o valor da crista e da base da onda, o que tornou as contas mais difíceis”, explicou Miguel Moreira ao JN. Os dados adquiridos através do software são ainda complementados com informações disponibilizadas pelo próprio surfista.

A apresentação da medição da onda de António Laureano decorreu esta segunda-feira na Nazaré.
(DR)

A maior onda surfada no Mundo aconteceu no dia 29 de outubro de 2020, no arranque da temporada das Ondas Gigantes da Nazaré, após um “swell” histórico que levou milhares de admiradores à Praia do Norte. O “melhor dia da vida” de Tony Laureano.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da medição da onda, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré enalteceu a “capacidade de luta tremenda” de Tony Laureano e reconheceu que é com grande expectativa que aguarda, agora, o próximo passo para a certificação do recorde mundial.

“É muito importante que a Praia do Norte continue a marcar a senda das maiores ondas do Mundo”, sublinhou Walter Chicharro. O autarca salientou também a importância que este reconhecimento pode conferir aos atletas nacionais, nomeadamente pelo potencial interesse das marcas patrocinadoras.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.