- Publicidade-
InicioMundo LusófonoMoçambiqueMais de mil sobreviventes de Palma chegam a Pemba

Mais de mil sobreviventes de Palma chegam a Pemba

Mais de mil sobreviventes de um ataque mortal a Palma, realizado por insurgentes ligados ao Estado Islâmico, chegaram ao porto de Pemba, nesta quinta-feira, 1, reporta a Reuters.

Citando uma fonte diplomática, a agência diz que o embarcação verde e branco tinha cerca de 1.200 pessoas a bordo, incluindo 300 crianças e 400 mulheres, deslocadas pela violência.

Trabalhadores humanitários estavam no porto lotado para dar comida aos que saiam da embarcação, enquanto a polícia e os militares controlavam pessoas esperançosas em identificar os seus familiares resgatados, após a invasão a Palma, que começou na semana passada.

O distrito, que fica a pouco mais de 20 quilómetros dos projectos de gás natural no valor de 60 mil milhões de dólares, tem, segundo a ONU, pelo menos, 110 mil habitantes, das quais mais de 40 mil ali se refugiaram depois de ataques noutros distritos de Cabo Delgado.

A Reuters reporta que organizações humanitárias acreditam que o ataque deslocou dezenas de milhares de pessoas, muitas das quais fugiram para a floresta densa ou tentaram escapar pelo mar. Centenas, incluindo muitos trabalhadores estrangeiros, foram evacuados por via aérea.

Os combates continuaram até terça-feira, disseram fontes de segurança envolvidas nos esforços de resgate e das Nações Unidas.

- Publicidade -
FonteVoA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.