- Publicidade-
InicioMundo LusófonoPortugalAna Gomes escreve para a Comissão Europeia a pedir análise à venda...

Ana Gomes escreve para a Comissão Europeia a pedir análise à venda das seis barragens no Douro

Ana Gomes pede a Ursula von der Leyen e às autoridades europeias para escrutinarem este negócio por “possível esquema de fuga ao fisco, auxílio estatal ilegal, corrupção e má gestão de bens do Estado”.

A antiga eurodeputada Ana Gomes escreveu uma carta para a Comissão Europeia a pedir para Bruxelas analisar o negócio de venda de seis barragens no rio Douro pela EDP a um consórcio francês liderado pela Engie por 2,2 mil milhões de euros.

“Existem várias razões pelas quais o escrutínio da Comissão Europeia é necessário, por possível esquema de fuga ao fisco, auxílio estatal ilegal, corrupção e má gestão de bens do Estado”, escreveu a ex-candidata presidencial na missiva endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ana Gomes considera que “esta opacidade e confusão nunca devia ser tolerada pelas autoridades, ainda mais quando a maioria dos cidadãos enfrenta o desemprego e condições de extrema dificuldade, como resultado da pandemia da Covid, e quando os cofres do Estado precisam de angariar impostos e outros recursos para sustentar a recuperação económica e reforçar os serviços de saúde e outros serviços públicos”.

“As contradições e a aparente negligência pelo Governo português neste caso envolvendo a EDP, com uma longa história de rendas excessivas, porta giratórias, corrupção e outras práticas criminais, alimenta suspeitas de captura do Estado e, claro, dá munições para as forças extremistas antidemocráticas”, segundo a missiva.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.