Radio Calema
InícioCulturaTeatroPrimeiro festival de teatro do Planalto congrega 12 grupos

Primeiro festival de teatro do Planalto congrega 12 grupos

Doze grupos das províncias de Benguela, Bíé e Huambo participam na primeira edição do Festival de teatro do planalto central, aberta esta quinta-feira.

O certame, a decorrer no Huambo e que encerra domingo, é uma iniciativa dos grupos SOS Teatro e Vilinga Teatro e enquadra-se nas jornadas comemorativas do Dia Mundial do Teatro, a assinalar-se a 27 do mês em curso.

Entre os grupos participantes, que vão retratar nas suas peças os vários fenómenos sociais, 10 são da província do Huambo e os dois restantes das províncias de Benguela e do Bié.

Ao intervir no acto de abertura do festival, o presidente da Associação Provincial de Teatro do Huambo, Alexandre Canguenha, enalteceu a iniciativa, referindo que vai contribuir para a massificação da arte de representação na província.

Na sua alocução, pediu maior apoio aos 37 grupos teatrais controlados na província, por enfrentarem inúmeras dificuldades para a prática das suas actividades, sobretudo nesta fase da Covid-19, que está a restringir a exibição de peças teatrais.

Por sua vez, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Governo do Huambo, Jeremias Piedade Chissanga, destacou a importância do teatro no processo de moralização da sociedade.

Assegurou o contínuo apoio aos grupos teatrais da província na realização das actividades, visando a promoção do desenvolvimento da arte e da cultura em geral.

Ainda no quadro das celebrações do dia mundial do teatro, a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) do município do Caála manteve hoje um encontro com as autoridades administrativas da municipalidade, que dista 23 quilómetros do centro da cidade do Huambo.

Durante o mesmo, o representante local da UNAC, Laurindo Tchissingui, manifestou a intenção da organização incentivar os artífices do teatro no município, a inserirem nas suas peças, as técnicas publicitárias que promovam maior divulgação dos produtos locais e a criação de uma cadeia de empregos para a juventude

Com esta prática, explicou, pretende-se experimentar um novo cenário de busca de receitas e dar corpo às iniciativas empreendedoras através das artes, para se contribuir no combate ao desemprego nesta municipalidade

O Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, visa promover a especialidade como uma arte milenar, que funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.