- Publicidade-
InicioCulturaMúsicaMúsico Fernando Quental morre em Lisboa vítima de doença

Músico Fernando Quental morre em Lisboa vítima de doença

Faleceu este domingo, 21, em Lisboa, Portugal, o músico angolano Fernando Quental, mais conhecido como “Nando Quental”, autor de grandes sucessos como “Quando eu fui a Benguela” e “Kandengue”, vitima de doença prolongada.

Com 45 anos de carreira, Fernando Quental nasceu no Cunene, mas foi na Huila onde começou a sua carreira musical, fazendo parte do agrupamento musical “Shallon”. Em 1976 foi viver para Portugal e fundou o grupo “Kizomba”, em 1979, nome inspirado num grupo que já existia no Cunene.

O grande salto na sua carreira foi como integrante do conjunto “África Tentação”. Participou no álbum “Kapuete Kamundanda” de Paulo Flores como guitarrista. Integrou o grupo “Kanawa” com Eduardo Paim e Ruca Van-dúnem entre outros, quando o género musical Kizomba se começa a implantar. Depois do sucesso “Quando fui a Benguela”, participou em 1992 no projecto “Sem Kigila Também” de Ruca Van-dúnem, cantando as músicas “Kandengue” e “Som da Banda”.

Em 1999 gravou o seu álbum a solo “Kassula Iami”, com Tino MC, Betinho Feijó e Maninho Teixeira. Em 2001, foi convidado pelo Dj Dias Rodrigues para o Pikante Vol.1, onde cantou “Leviana”. Em 2006, gravou no Pikante Vol.2, a música “Processos da Banda”, um dueto com Eduardo Paim.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.