- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
InicioMundoEuropaSPD à frente na Renânia-Palatinado, Os Verdes na liderança em Baden-Württemberg

SPD à frente na Renânia-Palatinado, Os Verdes na liderança em Baden-Württemberg

As mesas de voto estão encerradas, agora a contagem é feita nas eleições estaduais na Alemanha. De acordo com as primeiras projeções, os atuais governadores dos dois estados serão reeleitos.

Nas duas primeiras eleições estaduais do grande ano eleitoral alemão de 2021, os partidos regentes – Os Verdes em Baden-Württemberg e o SPD na Renânia-Palatinado – afirmaram-se claramente. A União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, sofreu duas amargas derrotas, seis meses antes das eleições federais. üe o que indicam as primeiras projeções divulgadas às 18 horas locais.

Esperam-se resultados concretos ao longo noite. Mas uma primeira previsão do instituto de pesquisa Infratest dimap já mostra claras tendências.

O partido Os Verdes do governador Winfried Kretschmann continua a ser a força mais forte em Baden-Württemberg com 31% dos votos. A CDU chega aos 23%. Esse seria o seu pior resultado histórico no estado. O partido populista de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), conseguiu 12,5% dos votos. Os social-democratas do SPD obtiveram 10,5% dos votos, seguidos do Partido Democrático Liberal (FDP), com 11%. Com apenas 3,5% dos votos, o partido A Esquerda ficou à frente apenas do Freie Wähler (FW) que, com 3,0% dos votos deve entrar pela primeira vez no Parlamento de Baden-Württemberg.

Em termos puramente matemáticos, isto poderia ser suficiente para uma continuação da coligação entre Os Verdes e a CDU. No entanto, Os Verdes também têm a opção de formar uma coligação com o SPD e o FDP.

SPD vence na Renânia-Palatinado
Na Renânia-Palatinado, tudo indica para uma vitória eleitoral da atual governadoa Malu Dreyer. O seu partido, SPD, obteve 34,5% dos votos. A CDU está bem atrás, em 26%. Tal como em Baden-Württemberg, esse seria o pior resultado de sempre da CDU na Renânia-Palatinado.

Ainda segundo as primeiras projeções, Os Verdes ficaram com 8,5% dos votos, a AfD obteve 10,5% e o FDP, 6,5%. O partido Freie Wähler (ou Eleitores Livres na tradução literal para o português) poderia chegar ao Parlamento do estado com 5,5% dos votos. De acordo com esta previsão, poderia haver uma continuação da atual aliança governamental do SPD, com Os Verdes e o FDP.

- Publicidade -
FonteDW
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.