- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo África Bomba mata 12 soldados somalis numa estrada

Bomba mata 12 soldados somalis numa estrada

Doze membros das forças de segurança da Somália foram mortos e outros dois ficaram feridos no domingo, em resultado de poderosa explosão na estrada no estado de Galmudug, disseram as autoridades.

O ataque ocorreu perto da vila de El Dhere, 28 kms a oeste da cidade de Dhusamareb, durante uma operação de segurança. Dhusamareb fica a cerca de 510 kms ao norte da capital da Somália, Mogadíscio.

O chefe da agência de inteligência na cidade de Dhusamareb, major Abdirashid Abdinur Qoje, é um, dos mortos, confirmou o ministro da Informação do estado, Ahmed Shire Falagle, à VOA Somali.

“Um veículo que transportava o official Qoje e outros soldados que o acompanhavam foi atingido por uma mina terrestre; o oficial e alguns dos soldados morreram, então foi uma bomba ”, disse Falagle.

O grupo militante al-Shabab assumiu a responsabilidade.

Este é o segundo confronto entre o Al-Shabab e as forças do governo somali fora de Dhusamareb, no espaço de três dias.

Na sexta-feira, sete militantes foram mortos pelas forças do Governo depois de morteiros terem sido disparados contra a cidade, enquanto líderes políticos realizavam uma reunião sobre a gestão eleitoral.

A reunião em Dhusamareb fracassou, na madrugada de sábado, depois do presidente Mohamed Abdullahi Farmajo e o primeiro-ministro Mohamed Hussein Roble não conseguirem chegar a um acordo sobre a gestão eleitoral com os líderes de cinco estados membros federais.

A falta de acordo coloca o país em incertezas políticas com o término do mandato do presidente na segunda-feira, 8 de fevereiro.

Os Estados Unidos retiraram quase todas as suas tropas da Somália, no mês passado, seguindo uma ordem do então presidente Donald Trump.

Apesar da retirada, os militares dos Estados Unidos continuaram a realizar ataques aéreos contra o al-Shabab. Este ano, até agora, os EUA realizaram seis ataques aéreos, mas nenhum desde que o presidente Joe Biden assumiu o poder a 20 de Janeiro.

- Publicidade -
FonteVoA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.