- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Cabo Verde Cabo Verde é uma democracia imperfeita, classifica a The Economist Intelligence Unit

Cabo Verde é uma democracia imperfeita, classifica a The Economist Intelligence Unit

A democracia na África Subsaariana deteriorou-se em 2020, com Cabo Verde a ser o único lusófono a ser considerado uma democracia imperfeita, enquanto Angola, Moçambique e Guiné-Bissau foram classificados como regimes autoritários.

A classificação é do Índice da Democracia 2020, divulgado nesta quarta-feira, 3, pela The Economist Intelligence Unit.

Numa análise a esta classificação, o antigo provedor de justiça afirma que essa posição não lhe espanta, por entender que nos últimos anos a democracia do arquipélago conheceu alguma quebra, que exige mudança do ponto de vista cultural.

António Espírito Santos diz que não subscreve a tesede Cabo Verde é uma democracia exemplar,porque consideraquehá muitos perigos, que não quis especificar, que dificultam o exercício perfeitodo sistema democrático.

“Não houve nas últimas décadas um esforço voluntarista de aumentar a cultura democrática…. digamos o elogio e a boapostura no princípio do contraditório e atitudes pedagógicas”, diz o antigo provedor de justiça.

O também ex-presidente da Assembleia Nacional considera necessária a criação de Instituiçõesviradas para o conhecimento do país a partir de um processo democrático, que privilegia o ” rigorcientífico”e não o debitar de “cartilhas partidárias”.

Já o jornalista Daniel Almeida afirma que a democracia cabo-verdiana tem feito o seu percurso de forma positiva, apesar de persistirem ainda dificuldades e desafios a ultrapassar.

Entende que a falta de premiação da meritocracia e alguns clientelismos constituem algumas barreiras a ultrapassar, mas que não tiram o mérito da caminhada feita nos últimos trinta anos do regime democrático.

“Os principais partidos colocam nos seus programas de governação propostas parabanir o partidarismo na ascensão ao aparelho de estado, situação que não temacontecido infelizmente tal como se verifica noutras paragens”, diz Almeida.

- Publicidade -
FonteVoA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.