- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Moçambique Covid-19: Nova variante da África do sul estará a circular em Moçambique

Covid-19: Nova variante da África do sul estará a circular em Moçambique

Em Moçambique, as autoridades receiam que a nova variante da Covid-19 já esteja a circular no país. Em causa a proximidade com a África do Sul. Uma situação que receiam as autoridades de saúde, esteja por detrás do aumento exponencial de casos de infecção, mortes e de internamentos.

Moçambique registou durante o mês de Dezembro a entrada massiva de cidadãos nacionais residentes na vizinha África do Sul que foram passar as festas de natal de fim do ano.

Os cidadãos sul-africanos também foram muitos os que escolheram as praias nacionais para a passagem da quadra festiva.

Uma situação que receiam as autoridades de saúde, esteja por detrás do aumento exponencial de casos de infecção, mortes e de internamentos e não descartam por isso, a possibilidade da nova variante da covid-19, detectada na África do Sul estar já a circular no país.

Sérgio Chicumbe, Director nacional de inquérito e monitoria de saúde, admite esta possibilidade e defende uma maior vigilância genómica.

“Temos que intensificar a vigilância genómica mas como dissemos em ocasiões anteriores, a vigilância genómica é complexa, a tecnologia não está totalmente estabelecida no nosso país. Vamos trabalhar, portanto, não está confirmado que esteja em circulação mas nós assumimos a possibilidade.”

Contudo o Instituto Nacional de Saúde garante estar já a trabalhar com vista a confirmar a existência ou não da nova variante da covid-19 considerada a mais mortífera em Moçambique.

- Publicidade -
FonteRFI
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.