- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Inflação situada acima do previsto

Inflação situada acima do previsto

A inflação de 2020 situou-se em 25,10 por cento, ligeiramente acima da taxa de 25 por cento prevista na revisão orçamental de Julho, mas o valor mais elevado desde Outubro de 2017, representando 8,20 pontos percentuais mais que a do ano passado, declaram números publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dados do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) consultados ontem pelo Jornal de Angola apontam para uma variação mensal de 2,06 por cento em Dezembro, destacando-se a evolução ocorrida na Lunda-Norte com 2,31 por cento, Luanda com 2,19, Cunene e Bié com 1,96 cada, onde se registaram os maiores aumentos.

Em Dezembro, prossegue o INE, o avanço da inflação foi influenciado pelo avanço dos preços ocorrido na classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas”, com 2,41 por cento, bem como nas de “Bebidas Alcoólicas e Tabaco” (2,02).

A classe “Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 1,17 pontos percentuais, durante o mês de Dezembro, seguindo-se o “Vestuário e Calçado” e “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis”.

Entre os 24 produtos que mais contribuíram para a variação do IPCN em Dezembro, destacam-se o tomate e massa de tomate, renda de casa, calças para mulher e miudezas de vaca.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.