- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Portugal Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas. Primeiro lote da vacina...

Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas. Primeiro lote da vacina da Moderna chega a Portugal esta semana, diz Governo

Plano de vacinação contra a Covid-19 está em curso. Governo espera receber primeira remessa de vacinas da Moderna esta semana. Da Pfizer já chegaram a Portugal mais de 238 mil doses. A última entrega foi esta segunda-feira. Nos dias 18 e 25 de janeiro são esperadas mais entregas.

A campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 27 de dezembro de 2020, já abrangeu 74.019 pessoas, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, esta segunda-feira, em conferência de imprensa. A governante anunciou também que o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Moderna chega a Portugal durante esta semana, embora a data da entrega não esteja ainda fechada.

Marta Temido falava aos jornalistas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, após uma reunião com a task force do plano de vacinação da Covid-19, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, por videoconferência. A reunião serviu para fazer um ponto de situação e uma antevisão do que serão as próximas semanas, quanto ao plano de vacinação para erradicar o novo coronavírus no país.

“Nós recebemos 159 mil vacinas da Pfizer, entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro. Recordo que foram 140.400 doses para o continente e 19.500 para a Região Autónoma dos Açores e para a Região Autónoma da Madeira. Destas, foram distribuídas 67.160 doses, foram reservadas 73.240 doses”, começou por afirmar a ministra da Saúde.

Até ao final do dia de sexta-feira, 8 de janeiro, “tinham sido vacinadas 74.099 pessoas, entre profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), profissionais do Hospital das Forças Armadas, profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica e profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados”.

A governante ressalvou, ainda, que os número reportados podem não ser “compatíveis” com o número definido de inoculações, uma vez que está a ser feita “a administração de uma sexta dose”. A administração de uma sexta dose está a ser feita com autorização da Agência Europeia do Medicamento.

A estes números acresce a entrega de mais 79.950 vacinas da Pfizer-BioNtech, que chegaram a Portugal na manhã desta segunda-feira. Segundo Marta Temido, estas novas vacinas já estão a ser distribuídas para os pontos de vacinação.

“O que se encontra previsto é que as doses da vacina da Pfizer, que vão permitir a vacinação de 95.940 pessoas, sejam agora alocadas maioritariamente a estruturas residenciais para idosos e a alguns profissionais de saúde do SNS e a profissionais de saúde de estruturas como Instituto Nacional Ricardo Jorge e a profissionais de saúde da GNR”, acrescentou.

A governante revelou também que está previsto que “Moderna faça uma entrega de 8.400 doses esta semana, ainda em data a confirmar”. As vacinas da Moderna destinam-se a profissionais de saúde prioritários de hospitais privados, “que tem colaborado com o SNS no tratamento das respostas a doentes Covid-19”.

No dia 18 está agendada mais uma nova entrega de vacinas da Pfizer-BioNtech, bem como no dia 25 de janeiro. Também no dia 25 está prevista a chegada de uma segunda remessa de vacinas da Moderna.

- Publicidade -
FonteJE
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.