- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política João Lourenço escreve ao seu homólogo ganense

João Lourenço escreve ao seu homólogo ganense

Uma mensagem do Chefe de Estado ao homólogo ganense, Nana Akufo-Addo, foi entregue, ontem, em Accra, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

O Vice-Presidente da República testemunhou, ontem, em representação do Presidente da República, a investidura de Nana Akufo-Addo, depois da reeleição para mais um mandato de quatro anos como Chefe de Estado ganense

O conteúdo da mensagem não foi revelado, mas presume-se que tenha a ver com a necessidade do relançamento da cooperação bilateral em vários sectores da economia.

O embaixador de Angola no Ghana, Augusto da Silva Cunha, defendeu, quarta-feira, em Accra, a redinamização da cooperação bilateral, em vários domínios.

Em declarações à imprensa angolana, depois da chegada do Vice-Presidente da República a Accra, Augusto Cunha disse que as áreas de cooperação bilateral estão em estudo e abrangem, sobretudo, as Pescas, Agricultura, Petróleos e Ensino Superior.

Segundo o diplomata, os dois países têm muito a dar um ao outro. Justificou a cooperação com aquele país africano pelo facto de ser o segundo maior produtor mundial de cacau e ouro e uma potência na agricultura. Augusto Cunha lembrou que, durante a visita a Angola do Presidente do Ghana, em Agosto de 2019, foram assinados alguns acordos bilaterais que não foram concretizados em Fevereiro do ano passado, devido à pandemia da Covid-19.

“Esperemos que este ano possamos reatar todo o processo negocial”, disse o embaixador, salientando que, “nos próximos tempos”, devem ser concretizados os acordos entre os dois Estados, no domínio da supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.

Augusto da Silva Cunha também falou da comunidade angolana no Ghana, salientando que o número não vai além dos 50 registados, na maioria bolseiros por conta própria.
Acto de investidura

Mais de 12 Chefes de Estado e de Governo ou representantes de vários países prestigiaram a cerimónia de investidura de Nana Akufo-Addo e de Kialhaji Mahamudu, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Ghana.

Durante o acto, decorrido no pátio da Assembleia da República, Nana Akufo-Addo jurou fidelidade à Pátria e prometeu ser o Presidente de todos os ganenses. Disse contar com a colaboração de todas as forças vivas da Nação ganense para a promoção do crescimento económico e social do país.Nana Akufo-Addo foi reeleito, em Dezembro, com 51,69 por cento dos votos.

Composição do Parlamento

No acto de investidura de Nana Akufo-Addo, tomou, igualmente, posse o presidente da Assemblia da República do Ghana, Alban Bagbin, do Congresso Nacional Democrático (NDC), partido da oposição vencedor das eleições legislativas de Dezembro.

O NDC conseguiu 138 assentos no Parlamento, enquanto o Novo Partido Patriótico (NPP), do Presidente Nana Akufo-Addo, elegeu 136 deputados. Nana Akufo-Addo mostrou-se surpreso com a derrota do seu partido, mas, enquanto Presidente da República, prometeu trabalhar com todas as sensibilidades políticas para garantir o crescimento sustentável do país.

Entre os Chefes de Estado presentes na investidura destacam-se o do Senegal, Macky Sall, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, do Níger, Mahamadou Issoufou, do Togo, Faure Gnassingbé, e da Guiné Conacry, Alpha Condé, a maioria dos quais chegou a Accra às primeiras horas de ontem.

A cerimónia também foi testemunhada pelo presidente da Comissão da União Africana, pelo ministro britânico para África e pelo enviado especial dos Estados Unidos para a Região do Sahel. Ainda ontem, Bornito de Sousa recebeu o secretário-geral do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), Wankele Mene.

Acompanhou o Vice-Presidente da República a Accra a secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça. O regresso de Bornito de Sousa ao país está previsto para hoje.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.