- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Ásia Polícia de Hong Kong prendeu dezenas de activistas pró-democracia

Polícia de Hong Kong prendeu dezenas de activistas pró-democracia

A polícia de Hong Kong prendeu hoje dezenas de activistas acusados de violação da lei de segurança nacional naquilo que constitui a repressão mais importante da oposição na região administrativa especial desde que a China impos essa lei.

A vasta operação policial levada a cabo esta madrugada na antiga colónia britânica está relacionada com a votação oficiosa e independente organizada pela oposição em julho passado para designar candidatos às eleições legislativas que foram adiadas.

Segundo a imprensa local, a polícia levou também a cabo rusgas nas instalações de um Instituto de sondagem, de um gabinete de advogados e de vários orgãos de imprensa, Apple Daily, Stand News e Immediahk.

O secretário da Segurança de Hong Kong, confirmou que várias pessoas suspeitas de querer derrubar o governo local foram presas no quadro duma operação da polícia. Falando no parlamento local, John Lee, declarou que o governo não tolerará actos de subversão.

Democratas em Hong Kong e chefe da diplomacia britânica denunciam atentado ao direito e liberdades

Antes, o partido democrático e vários grupos nas redes sociais anunciaram a prisão de de dezenas de activistas e políticos pró-democracia, alimentando receios sobre uma viragem autoritária iniciada há seis meses com a entrada em vigor da lei de segurança nacional.

Também o chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, denunciou a prisão de cerca de 50 figuras da oposição como um atentado grave aos direitos e liberdades.

Hong Kong e Pequim, consideram a lei necessária para repor a ordem no território depois das manifestações violentas anti-governamentais de 2019.

Pelo contrário, o movimento pró-democracia vê na lei, uma repressão das liberdades dos habitantes de Hong Kong, já que pune o que a China define como sendo actos de secessão, subversão, terrorismo e conivência com potências estrangeiras.

- Publicidade -
FonteRFI
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.