- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo EUA Democratas ganham controlo do Senado com duas vitórias no Estado da Geórgia

Democratas ganham controlo do Senado com duas vitórias no Estado da Geórgia

Jon Ossoff e Raphael Warnock ganharam a segunda volta das eleições

Os candidatos democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff venceram as respectivas eleições no Estado da Geórgia, em segunda volta, para o Senado e deram a maioria na câmara alta ao partido do Presidente eleito Joe Biden, que, também, controla a Câmara dos Representantes.

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 6, Raphael Warnock, pastor da Igreja Batista de Atlanta, que foi dirigida pelo líder dos direitos cívicos por Martin Luther King, garantiu a vitória sobre a senadora republicana Kelly Loeffler.

Durante todo o dia, aguardou-se pelo resultado da segunda eleição, entre o senador republicano David Perdue e o democrata Jon Ossoff.

Apenas no final do dia foi confirmada a vitória de Ossoff que, aos 33 anos, torna-se no segundo senador mais novo da história, depois do agora Presidente eleito Joe Biden.

Com estas vitórias, o Partido Democrata consegue 50 cadeiras no Senado, o mesmo número dos republicanos que, há várias legislaturas, lideram a câmara.

Entretanto, com este empate, num país profundamente dividido do ponto de vista ideológico, a decisão na hora de votar pertence à vice-presidente eleita, a democrata Kamala Harris.

Desta forma, os democratas controlam a Presidência e o Congresso, abrindo assim caminho a que Joe Biden aprove leis e projectos de lei sem a oposição do Partido Republicano

Raphael Warnock é o primeiro afro-americano a ser eleito para o Senado e faz história como o então candidato presidencial Joe Biden que ganhou um Estado controlado pelos republicanos desde 1992,

Em comunicado, Biden escreveu: “Felicito o povo da Geórgia, que compareceu em números recordes mais uma vez, assim como aconteceu em novembro, para eleger dois novos senadores, exigir acções e pedir aos nossos líderes eleitos que acabem com o impasse para que sigamos adiante como nação”.

- Publicidade -
FonteVoA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.