InicioAngolaSociedadePaís tem 22 escolas especiais para deficientes visuais

País tem 22 escolas especiais para deficientes visuais

O país conta com 22 escolas especiais em 16 províncias, das quais 816 inclusivas e 147 salas especiais, informou, ontem, em Luanda, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher (Masfamu).

Elsa Bárber, que falava durante o encontro em alusão ao Dia Mundial do Braille, que abordou a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Sistema de Ensino, realizado na escola Óscar Ribas, disse que foram criadas 1.895 salas inclusivas e 28 para o atendimento especial, com vista a garantir o acesso de pessoa com deficiência visual ao sistema de ensino.

“Este encontro é uma clara demonstração do Executivo de cooperação e articulação para a promoção efectiva dos direitos da pessoa com deficiência visual”, sublinhou.

A secretária de Estado disse que o Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014, revelou que Angola tem mais de 656.258 portadores de deficiência, o que representa 2,5 por cento da população. “Deste número, 58.921 são deficientes visuais, 30.134 estão em zonas urbanas e 28 mil e 787 residem no meio rural”, pontualizou. Elsa Barber avançou que o Masfamu tem prestado assistência e atendimento às famílias vulneráveis. “A inclusão da pessoa com deficiência leva-nos a promover os valores éticos, morais, cívicos, patrióticos e culturais, pois só desta forma poderemos combater a discriminação, desrespeito e a violência, sobretudo psicológica, que ainda se regista em algumas comunidades”, disse.

Por seu lado, o director do Complexo Escolar Óscar Ribas, Pedro Mabilana, avançou que a instituição que dirige conta, neste ano lectivo, com 323 alunos, dos quais 48 com deficiência visual e 137 alunos que estão no sistema de inclusão.

Pedro Mabilana mencionou a carência de papel Braille e a falta de viaturas para transporte dos alunos e professores, como sendo das maiores dificuldades da instituição, que lecciona Braille desde a iniciação à 9ª classe.

“A escola tem 35 professores, oito dos quais são deficientes visuais que foram alunos da própria casa. Tem 10 salas de aula, uma de informática e oito computadores”, anunciou.
A data é comemorada em memória ao francês Luís Braille, o precursor do Braille, que nasceu em 1852.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.