- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Nota de 5 mil kwanzas ainda não está a circular

Nota de 5 mil kwanzas ainda não está a circular

A nota de cinco mil kwanzas, da Série 2020, ainda não está em circulação, contrariamente ao que avançaram há dias alguns órgãos de imprensa.

Segundo o director do Meio Circulante do Banco Nacional de Angola, Sebastião Banganga, a previsão de pôr as notas à disposição do público ainda este mês continua, mas nega a data de 1 de Janeiro, pois o governo do Banco Central está a estudar a melhor ocasião.

Sebastião Banganga acredita que lá mais para o fim do mês, pelas indicações, parece ser a data mais adequada, o que, de todas as formas, está alinhada com a estratégia de colocação gradual das notas, que começou com a de 200 (30 de Julho), seguiu a de 500 (17 de Setembro), de mil (1 de Outubro) e, mais recentemente, a de 2 mil (11 de Novembro).

O responsável lembra que existe um calendário da retirada das notas da série de 2012 e um período de coabitação entre as duas. “As notas de 2012 estarão em circulação até 31 de Dezembro de 2021. A partir de 1 de Janeiro de 2022, as notas da série de 2012 deixam de ser aceites. De 1 de Janeiro a 30 de Junho, as mesmas valem só para depósitos bancários.

A partir de 1 de Julho de 2022 a 31 de Dezembro de 2026, elas poderão ser trocadas, mas só no banco central e delegações regionais”, disse. Até meados de Novembro, estavam disponíveis no mercado mais de 80 milhões de cédulas das duas Séries do Kwanza 2012 e 2020.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.