- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Moçambique Moçambique reabre fronteira para facilitar regresso de trabalhadores na África do sul

Moçambique reabre fronteira para facilitar regresso de trabalhadores na África do sul

Quase nove meses depois de ter estado encerrada devido a medidas impostas para travar a propagação da covid-19, a fronteira da ponta de ouro na província de Maputo no sul de Moçambique voltou a funcionar. Facilitar o regresso de cidadãos à vizinha república da África do Sul após a passagem da quadra festiva é o principal objectivo.

Já foi reaberta a fronteira da ponta de ouro na província de Maputo no sul de Moçambique confirma o porta-voz da migração ao nível da província de Maputo Júlio Bata para quem a decisão visa facilitar o movimento de migratório de regresso dos cidadãos à vizinha África do Sul após as festas do natal e de fim de ano.

“Prevemos um movimento migratório de cerca de 1500 pessoas que vão passar por esta fronteira dado que já estamos a divulgar que a fronteira já está aberta.”

Num outro ponto da província de Maputo, já na fronteira de Ressano Garcia, o movimento neste Domingo está a ser marcado por filas enormes de pessoas e viaturas que chega a atingir 20 quilómetros.

“O posto abre as 6 e fecha as 20.30, a contraparte sul-africana chegou por volta das 9 horas e só as 10 horas começamos a fazer o atendimento desses nossos concidadãos.”

Júlio Bata, porta-voz do serviço nacional de migração ao nível da província de Maputo garante que tudo está a ser feito junto da contraparte sul-africana para flexibilizar o movimento fronteiriço.

- Publicidade -
FonteRFI
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.