- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Economia Catoca poupa 260 milhões de dólares

Catoca poupa 260 milhões de dólares

Um total de 260 milhões de dólares norte-americanos é o valor que a Sociedade Mineira da Catoca na Lunda-Sul poupou, em 11 meses, em custos operacionais, quando se previa gastar mais de 350 milhões de dólares, revelou ontem, segunda-feira, o seu director geral, Benedito Manuel.

Em declarações à Angop, o responsável informou que devido às restrições impostas pelo Decreto Presidencial face à Covid-19 houve redução nos gastos com a aquisição de material, gastos gerais e dispensa de 30 por cento da força de trabalho, fruto de um Plano de Contingência Adoptado.

Benedito Manuel explicou que a diminuição dos custos operacionais contribuiu na acumulação de receita abaixo de Janeiro a Novembro, na ordem de 310 milhões de dólares. Adianta que se não fosse à pandemia, a receita seria de 567 milhões de dólares, ao preço médio de 90,3 dólares por quilates do diamante.

Conforme o responsável, em termos de massa mineira, no Plano Inicial de Contingência, previa-se a extracção de 14 milhões 720 mil metros cúbicos, mas a tendência actual a ponta que, até finais de Dezembro do ano em curso, se extraia nove milhões e 890 mil metros cúbicos contra os seis milhões e 220 mil em 2019.

De acordo com Benedito Manuel, estava previsto uma recuperação na ordem de sete milhões e 420 mil quilates, no plano inicial, mas devido à actuais condições, a empresa prevê, até finais deste mês, reaver 6.490 mil quilates.

Apesar da pandemia da Covid-19 e não se ter comercializado diamantes, no período de Abril a Setembro, adiantou que a empresa usou das reservas para o pagamento de salários, impostos, tarefas de responsabilidade social e sem despedir funcionários.

Em relação aos 30 por cento dos funcionários dispensados, informou que mantenham o vínculo e recebem salários completos. Havendo, ainda, melhorias salariais para funcionários com um bom desempenho e tempo de serviço.

- Publicidade -
FonteJA
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.